Financeiro

Relatórios

Entenda como gerar relatórios detalhados para análise de dados.

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Contas por Tipo

Este relatório permite visualizar o total de contas a receber (Receitas) ou a pagar (Despesas) agrupadas por tipo de movimentação financeira – ou seja, de acordo com a natureza das entradas e saídas. É útil para analisar de onde vêm principalmente suas receitas ou para onde vão suas despesas, conforme a classificação interna do sistema. Por exemplo, em Receitas, os tipos possíveis incluem Receita de Produto, Receita de Serviço, Outras Receitas, etc.; em Despesas, os tipos podem ser Despesa de Fornecedor, Despesa de Funcionário, Despesa de Imposto, entre outros. O relatório agrupa todas as movimentações do período de acordo com esses tipos predefinidos.

Acesso: No menu do sistema, acesse Financeiro > Relatórios e selecione a opção Contas por Tipo.

Imagem da tela Contas por Tipo 

Filtros e Parâmetros do Relatório

Antes de gerar o relatório, utilize os filtros na parte superior da tela para configurar quais dados serão exibidos:

Imagem dos filtros do relatório

  • Tipo de Data: Define qual data das movimentações financeiras será considerada no filtro de período. As opções comuns são Vencimento (data prevista de pagamento/recebimento), Quitação (data em que o pagamento foi realizado), Competência (mês/ano de competência contábil) e Conciliação (data de conciliação bancária). Exemplo: Selecionar Vencimento faz com que o relatório considere as datas de vencimento das contas dentro do intervalo definido, em vez da data de pagamento efetivo.

  • Período (Data Inicial e Final): Selecione a data de início e a data de fim do intervalo que deseja analisar. Por padrão, o sistema já traz o mês atual (do primeiro ao último dia) como sugestão, mas você pode ajustar para qualquer intervalo desejado. Serão consideradas apenas as movimentações cuja Tipo de Data (definida acima) caia dentro desse intervalo. Use o ícone de calendário para facilitar a seleção das datas.

  • Receitas/Despesas: Botões de alternância que permitem escolher se o relatório mostrará Receitas (entradas, contas a receber) ou Despesas (saídas, contas a pagar). Por padrão, o relatório abre exibindo Receitas. Ao clicar em Despesas, o relatório muda automaticamente para exibir os valores de contas a pagar. (Observação: Quando em modo Despesas, o título ou contexto do relatório indicará que os dados são de despesas, e o gráfico/valores passarão a considerar somente contas a pagar. Você pode alternar entre Receitas e Despesas a qualquer momento; o sistema recalculará os dados conforme a seleção.)

  • Empresas: Filtro para selecionar uma ou múltiplas empresas cujas movimentações serão incluídas no relatório. Se sua conta possui mais de uma empresa ou unidade, você pode marcar aqui de quais deseja ver os dados. Caso deixe este campo em branco (nenhuma empresa selecionada), o sistema incluirá todas as empresas às quais você tem acesso. 

Dica: Ao selecionar mais de uma empresa, o sistema filtrará automaticamente o próximo campo Contas para mostrar apenas as contas financeiras (contas bancárias/caixas) pertencentes às empresas escolhidas.

  • Contas: Permite filtrar por uma ou mais contas financeiras específicas (contas bancárias ou caixas cadastrados). Por exemplo, você pode querer ver apenas as movimentações da conta "Banco XYZ". Selecione uma ou várias contas para limitar o relatório a elas. Assim como o filtro de empresas, caso não selecione nenhuma conta, o relatório considerará todas as contas cadastradas (dentro das empresas filtradas acima). (Este campo atualiza a lista de contas disponível de acordo com as empresas selecionadas no filtro anterior.)

  • Status: Filtra as movimentações conforme o status das contas no fluxo financeiro. As opções incluem, por exemplo: 

    • Atrasado (contas vencidas e não pagas)

    • A Vencer (dentro do prazo, ainda não vencidas)

    • Quitado (já pago/recebido)

    • Conciliado (pago/recebido e conciliado no extrato bancário)

    •  Renegociado, Inadimplente/Não vai pagar (quando marcado que o cliente não pagará)

    • Quitado não Conciliado, entre outros. Você pode marcar um ou mais status para visualizar apenas essas situações. Exemplo: selecionar Atrasado e A Vencer filtrará o relatório para mostrar somente contas em aberto (não quitadas). Deixar o filtro em branco significa incluir todos os status de contas (exceto alguns internos não relevantes ao usuário, que o sistema já oculta automaticamente).

Após ajustar os filtros desejados, clique no botão Aplicar (ícone de filtro) para gerar/atualizar o relatório conforme a seleção. Note que este botão fica habilitado somente após você modificar algum filtro; até então os dados mostrados correspondem aos filtros padrão ou última consulta. Caso queira recarregar os dados do relatório com os mesmos filtros (por exemplo, depois de alguma atualização no sistema), utilize o botão Recarregar (ícone ). Para limpar todos os filtros e retornar aos valores padrão iniciais (tipo de data, datas, etc.), use o botão Limpar Filtros (ícone ).

Gráfico – Visão Geral por Tipo

Uma vez aplicados os filtros, o sistema exibirá um gráfico representando os totais por tipo no período selecionado, bem como uma tabela de detalhes logo abaixo. Por padrão, o gráfico é exibido no formato Colunas ou Linhas, onde o eixo horizontal (X) representa as datas dentro do período e o eixo vertical (Y) representa o valor em Reais (R$) ou a quantidade de lançamentos, conforme a métrica escolhida.

  • Alternar Valor/Quantidade: Acima do gráfico há dois botões identificados como "R$" e "123". Esses botões permitem alternar a métrica apresentada:

  • R$ (Valores): exibe os totais monetários das contas, em reais. Esta é a visualização padrão, mostrando quanto dinheiro há em cada categoria de tipo para cada dia (no gráfico de linha/coluna) ou no total do período (no gráfico de rosca).

  • 123 (Quantidade): exibe a quantidade de lançamentos (número de contas) em vez do valor financeiro. Útil para analisar o volume de movimentações independentemente dos valores.

Ao clicar em um desses botões, tanto o gráfico quanto a tabela serão atualizados para refletir a métrica escolhida. Por exemplo, ao selecionar Quantidade, o gráfico mostrará os dados baseados no número de contas (e não em valores monetários), e a tabela abaixo listará quantas contas existem em cada categoria de tipo, em vez de somar valores em R$.

  • Tipo de Gráfico (Coluna, Linha ou Rosca): Você pode alternar o formato de visualização do gráfico usando os botões ao lado dos de valor/quantidade:

    • Gráfico de Colunas (barras verticais):
      Apresenta barras por data, empilhadas por tipo. No caso do relatório Contas por Tipo, cada coluna diária será dividida em segmentos coloridos, um para cada tipo de movimentação (por exemplo, parte da coluna corresponde a Despesa de Fornecedor, outra parte a Despesa de Imposto, etc., somando a altura total daquela barra). Assim, é possível comparar não apenas o total por dia, mas também a composição desse total por tipo.

Imagem Gráfico das contas por Tipo - Colunas

  • Gráfico de Linhas:
    Apresenta uma linha para cada tipo de conta ao longo do tempo. Os pontos no eixo X (datas) são conectados mostrando a tendência de cada tipo no período. Por exemplo, você verá uma linha para cada categoria de tipo (Receita de Produto, Receita de Serviço, etc. no modo receitas, ou Despesa X, Despesa Y no modo despesas). Isso permite identificar tendências e variações para cada tipo individualmente. Se houver muitos tipos exibidos simultaneamente, o gráfico pode ficar carregado – nesse caso, utilize a legenda à direita para ocultar alguns tipos e focar em outros.

Imagem Gráfico das contas por Tipo - Linha

  • Gráfico de Rosca/Pizza:
    Apresenta a distribuição total do período em forma de fatias de uma rosca (gráfico de pizza). Nesse formato, não há eixo temporal; em vez disso, cada fatia representa a participação de um tipo no montante total de Receitas ou Despesas do intervalo selecionado. Por exemplo, você verá qual percentual do total do período corresponde a Despesas de Imposto, qual percentual a Despesas de Fornecedor, etc., somando 100% do total. Esse formato é excelente para ter uma visão resumida de qual tipo de conta representa a maior fatia do bolo. (Observação: Se houver muitos tipos diferentes com valores muito pequenos, o gráfico pode agrupar as fatias menos representativas em uma categoria “Outros” para simplificar a visualização. Clicando na fatia Outros (quando presente), o gráfico se expande detalhando essas fatias que estavam agrupadas, permitindo visualizar cada tipo individualmente.)

Imagem Gráfico das contas por Tipo - Pizza

Você pode escolher qualquer um desses três formatos conforme sua preferência de análise – o conteúdo informativo é o mesmo, muda apenas a forma de representá-lo. Dica: Use o formato de linha para perceber tendências ao longo do tempo, colunas para comparações diretas de valores por dia, e rosca para entender proporções relativas no total do período. Além disso, para uma impressão mais clara, muitas vezes o gráfico de pizza/rosca pode ser útil por mostrar a informação de modo mais resumido.

  • Legenda Interativa: À direita do gráfico encontra-se a legenda identificando as séries (categorias de tipo) exibidas e suas cores correspondentes. No relatório Contas por Tipo, como geralmente haverá múltiplos tipos de movimentação, cada item da legenda representa um tipo (por exemplo, Receita de Produto, Receita de Serviço, Outras Receitas, etc. em modo receitas). A legenda é rolável caso a lista de tipos seja muito longa. Você pode ocultar ou exibir determinadas séries clicando sobre o nome de um tipo na legenda – ao clicar, se a série estiver visível ela será ocultada no gráfico, ou será mostrada novamente caso já estivesse ocultada. Isso ajuda a focar a análise em tipos específicos, especialmente nos gráficos de linha ou coluna em que muitos grupos juntos podem poluir a visualização. Também é possível recolher/expandir a legenda usando o botão de seta próximo a ela: ao recolher a legenda, o gráfico se expande para ocupar toda a largura, escondendo a lista de itens (ficando apenas uma aba lateral “Legendas” visível; clique nela ou na seta para reabrir). Antes de imprimir o relatório, você pode recolher a legenda para o gráfico aparecer maior na página impressa.

Imagem das Legendas do Gráfico

  • Dica: É possível clicar em qualquer segmento do gráfico para obter mais detalhes. Por exemplo, ao clicar em uma fatia do gráfico de rosca correspondente a Despesas de Imposto, o sistema abrirá uma janela modal listando todas as movimentações (contas) que compõem aquele valor de Despesa de Imposto no período filtrado. Da mesma forma, clicando em uma seção de barra ou em um ponto de uma linha, você abrirá uma listagem detalhada das contas daquele tipo e período específico. Essa funcionalidade permite aprofundar a análise, passando do resumo do relatório para os detalhes das transações reais.

Tabela de Resultados por Tipo

Abaixo do gráfico, há uma tabela detalhando os valores por cada tipo de movimentação financeira no período selecionado. A tabela apresenta duas colunas: a primeira mostra o Tipo (nome da categoria de movimentação) e a segunda mostra o total, que pode ser em Valor (R$) ou em Quantidade de contas, conforme a métrica selecionada no topo. Os itens listados na tabela correspondem exatamente às fatias do gráfico de rosca ou às séries do gráfico de linha/coluna.

Imagem da tabela de Resultados por Tipo

  • Se a opção Valores (R$) estiver selecionada, cada linha mostrará o montante financeiro total daquele tipo de conta no período. Por exemplo: Despesas de Fornecedor – R$ 15.000,00.

  • Se a opção Quantidade estiver selecionada, cada linha mostrará a quantidade de contas/lançamentos daquele tipo. Por exemplo: Despesas de Fornecedor – 5 (lançamentos).

A tabela está ordenada do maior para o menor valor (ou quantidade) por padrão, destacando no topo os tipos que possuem maiores somas. Ao final da tabela, há uma linha de Total, somando todos os tipos (o valor total geral em R$, ou a quantidade total de lançamentos, conforme o caso) – esse total deve coincidir com o valor acumulado de todas as fatias do gráfico. Caso não haja nenhum lançamento no período filtrado, a tabela exibirá a mensagem "Sem itens na lista".

Você pode usar a tabela para verificar os números exatos que talvez não estejam evidentes visualmente no gráfico. 

Ela também pode ser útil para exportar dados: embora esta tela não possua um botão de exportação direta, você pode selecionar os dados da tabela e copiar/colar em uma planilha (Excel, Google Sheets etc.) para manipulação adicional, se necessário. Outra opção de guardar o relatório é utilizar a função de impressão em PDF do seu navegador. Conforme mencionado, escolha o formato de gráfico mais adequado e considere ocultar a legenda antes de imprimir para obter um relatório visualmente limpo.

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