Relatório
O Relatório de Vendas permite acompanhar o desempenho das vendas de produtos e serviços em diversos formatos de análise. Ele está localizado no menu Vendas > Relatórios > Relatório.
Nesta tela, o usuário encontra filtros no topo, opções de tipo de relatório no menu lateral esquerdo (separadas por Vendas de Serviço e Vendas de Produto) e a exibição dos dados (gráfico e tabela) à direita. Este relatório considera todas as vendas efetivadas (não canceladas) dentro dos filtros aplicados, buscando os dados diretamente do módulo de Vendas (pedidos/notas fiscais de venda registrados no sistema).
Figura 1: Tela principal do Relatório de Vendas

Filtros do Relatório de Vendas (Barra Superior)
Na parte superior da tela, há diversos filtros para refinar quais dados de vendas serão exibidos. Após ajustar os filtros desejados, clique em Aplicar filtros para gerar/atualizar o relatório.
Figura 2: Barra de filtros do Relatório de Vendas.

Os filtros disponíveis são:
Período (Data): Seleciona o intervalo de datas das vendas a serem analisadas. Por padrão, o sistema sugere o mês atual completo (do primeiro ao último dia do mês corrente). Clicando no campo de data, abre-se um seletor de intervalo de datas; selecione a data inicial e final desejadas. Todas as vendas com data dentro desse período serão consideradas.
Observação: Para relatórios “Por Mês”, este filtro muda de formato – em vez de um intervalo, será exibido um campo para selecionar um Ano específico (pois o relatório por mês agrupa os dados pelos meses do ano escolhido). Nesse caso, escolha o ano desejado no seletor (clicando no ícone de calendário e selecionando o ano). Para os demais tipos de relatório, o filtro de data é um intervalo livre entre dois dias.
Empresas: Filtro de empresa(s). Este campo é um multi-selecionador de empresas, permitindo filtrar vendas de uma ou várias empresas específicas (para usuários que possuem mais de uma empresa cadastrada no BomControle). Por padrão, é selecionada a empresa padrão do usuário ou todas as empresas às quais ele tem acesso (conforme configuração global). Marque/desmarque as empresas cuja vendas deseja incluir no relatório. As informações exibidas serão buscadas apenas das vendas das empresas selecionadas.
Cliente: Filtro de cliente. Permite filtrar as vendas realizadas para um ou mais clientes específicos. Ao clicar no campo, selecione um ou vários clientes da lista. Se nenhum cliente for selecionado, o relatório considerará todos os clientes. Utilize este filtro para analisar vendas de um cliente específico ou de um conjunto deles. (Observação: Clientes inativos também podem aparecer para seleção caso tenham registros de venda no período, garantindo que vendas históricas sejam encontradas.)
Vendedor: Filtro de vendedor (responsável pela venda). Assim como o filtro de cliente, é possível selecionar um ou vários vendedores. O relatório então mostrará apenas as vendas realizadas por esses vendedores no período. Caso nenhum seja selecionado, considera todos os vendedores. (Observação: Por padrão o sistema lista também vendedores “bloqueados” ou inativos para permitir análise de vendas passadas desses vendedores, se existirem.)
Aplicar filtros: Botão Ícone de filtro
que atualiza o relatório conforme os filtros escolhidos. Fica habilitado após você alterar algum filtro (data, empresa, cliente ou vendedor). Após ajustar os campos, clique em Aplicar para carregar os dados do relatório com as novas configurações.Recarregar: Botão Ícone de recarregar
para recarregar os dados do relatório sem alterar os filtros (útil caso queira atualizar a consulta para pegar novas vendas registradas enquanto a tela está aberta, por exemplo). Este botão fica habilitado somente quando não há modificações pendentes nos filtros (ou seja, após já ter aplicado algum filtro, você pode recarregar os mesmos dados). Ao clicar, o sistema refaz a busca dos dados atuais do relatório.Limpar filtros: Botão Ícone de limpar
que reseta os filtros de Cliente e Vendedor para o padrão (todos). Ao clicar em Limpar filtros, quaisquer clientes ou vendedores selecionados são desmarcados, retornando o relatório para uma visão global. O período de datas retorna ao padrão inicial (mês atual) e a seleção de empresas volta para a configuração padrão (empresa principal/todas). Use esta opção para recomeçar a seleção de filtros do zero. (Observação: Este botão fica desabilitado caso nenhum filtro de Cliente/Vendedor tenha sido aplicado, isto é, quando já está na configuração padrão.)
Dica: Alguns tipos de relatório possuem restrições nos filtros. Por exemplo, no relatório de Extrato de Vendas (quando disponível), certos filtros não se aplicam. Nesses casos, o sistema exibirá um aviso na tela informando sobre a limitação. No geral, porém, os filtros acima funcionam para a maioria dos relatórios de vendas.
Seleção do Tipo de Relatório (Menu Lateral Esquerdo)
No lado esquerdo da tela, há um menu que lista os tipos de relatório disponíveis. Estes tipos são divididos em duas categorias principais, separadas por título:
Vendas de Serviço: relatórios focados nas vendas de serviços realizados.
Vendas de Produto: relatórios focados nas vendas de produtos.
Cada categoria possui as seguintes opções de visualização de relatório:
Por Dia: agrupa as vendas dia a dia dentro do período selecionado.
Por Mês: agrupa as vendas mês a mês (no ano selecionado).
Por Vendedor: agrupa as vendas pelo vendedor responsável.
Por Cliente: agrupa as vendas por cliente (destinatário/comprador).
Por Serviço/Produto: agrupa as vendas por item vendido – serviço ou produto, conforme a categoria.
Para visualizar um relatório, clique em uma das opções. A opção selecionada ficará destacada no menu (indicada como ativa). O título do relatório e os dados à direita da tela mudarão de acordo com a opção escolhida. Você pode alternar entre relatórios de serviço e produto livremente; o sistema recalculará e exibirá os dados correspondentes com base nos filtros atuais (data, empresa etc.).
Observação: Vendas de Serviço consideram apenas os itens de serviço vendidos (e/ou vendas classificadas como de serviço) enquanto Vendas de Produto consideram apenas itens de produto. Se uma mesma venda tiver tanto produtos quanto serviços, cada parte será contabilizada em seu respectivo relatório (ou seja, valores de serviços dessa venda aparecem nos relatórios de serviço, e valores de produtos nos relatórios de produto). Dessa forma, os totais nos relatórios de produto versus serviço podem ser distintos e somados podem superar o total de vendas geral, já que cada relatório foca em um tipo de item. Essa separação ajuda a analisar o desempenho de cada segmento (produto x serviço) individualmente.
A seguir, detalhamos cada tipo de relatório disponível em cada categoria:
Relatórios de Vendas de Serviço
Figura 3: Tipos de relatórios de Serviço

Vendas de Serviço – Por Dia: exibe o total de serviços vendidos por dia no intervalo de datas filtrado. Os dados são apresentados em forma de gráfico (colunas diárias) e em uma tabela listando cada dia do período com o valor total vendido em serviços naquele dia (e a quantidade de serviços vendidos, se aplicável). Este relatório ajuda a identificar tendências diárias nas vendas de serviços. Por exemplo, é possível verificar quais dias da semana apresentam maior volume de serviços vendidos. (Fonte dos dados: pedidos/notas fiscais de serviços concluídos na data correspondente.) Para alternar a visualização entre Valor em moeda e Quantidade de serviços vendidos, use o seletor no canto superior da área do gráfico/tabela (botões Valor / Quantidade). Por padrão, o relatório mostra os valores financeiros; ao alternar para “Quantidade”, todas as colunas e totais passam a representar o número de serviços vendidos.
Vendas de Serviço – Por Mês: exibe o total de serviços vendidos por mês ao longo do ano selecionado. Este relatório exige que você selecione um Ano (no filtro de data no topo) – uma vez selecionado o ano, o sistema agrupa as vendas de serviços de cada mês desse ano. No gráfico, cada coluna representa um mês (de Janeiro a Dezembro) mostrando o valor total de serviços vendidos naquele mês. A tabela abaixo do gráfico lista cada mês com seu total. Esse relatório fornece uma visão anual das vendas de serviços, evidenciando sazonalidades ou crescimento mês a mês. (Fonte dos dados: soma dos valores/quantidades de serviços vendidos em cada mês do ano.) Assim como no relatório diário, é possível alternar entre visualizar Valor monetário e Quantidade de serviços usando o botão alternador Valor/Quantidade.
Vendas de Serviço – Por Vendedor: agrupa as vendas de serviços de acordo com o vendedor responsável pela venda, dentro do período filtrado. O resultado é apresentado em um gráfico do tipo pizza (pie chart) e em uma lista, onde cada fatia/linha representa um vendedor. A porcentagem e valor (ou quantidade) de vendas realizadas por cada vendedor são exibidos, permitindo comparar o desempenho da equipe de vendas em relação à venda de serviços. O gráfico destaca até os principais vendedores; vendedores com participação muito pequena podem ser agrupados automaticamente em uma categoria “Outros” para simplificar a visualização – clicando na fatia "Outros" (no gráfico), o sistema detalhará essa categoria, expandindo os dados dos vendedores agrupados. A tabela associada lista cada vendedor com o valor total de serviços vendidos (ou quantidade de serviços vendidos, caso alternado para essa visualização) e um total geral no final. (Fonte dos dados: registro de vendas de serviços associadas a cada usuário vendedor. Se uma venda de serviço não tiver um vendedor atribuído, ela pode aparecer como “Sem Vendedor” conforme configuração do sistema.)
Vendas de Serviço – Por Cliente: agrupa as vendas de serviços por cliente (comprador) no período definido. Similar ao relatório por vendedor, a visualização padrão é um gráfico de pizza mostrando a distribuição das vendas de serviços por cliente. Cada fatia representa um cliente e seu respectivo peso no total de vendas (em valor ou quantidade de serviços). A tabela lista cada cliente e o total comprado em serviços durante o período. Esse relatório é útil para identificar os maiores clientes de serviços da empresa em determinado período. Da mesma forma, clientes menores podem ser agrupados em “Outros” no gráfico – clique em "Outros" para detalhar se necessário. (Fonte dos dados: vendas de serviços realizadas para cada cliente cadastrado. Clientes com nenhuma compra no período não aparecem.)
Vendas de Serviço – Por Serviço: exibe os serviços vendidos por tipo de serviço. Ou seja, agrupa o total de vendas para cada serviço específico oferecido. O gráfico de pizza mostra quais serviços tiveram maiores valores de venda (ou maiores quantidades vendidas) no período. Cada fatia representa um tipo de serviço comercializado, e a tabela abaixo lista o nome de cada serviço e o total vendido dele. Este relatório permite analisar o desempenho de cada categoria de serviço ou serviço individual – identificando, por exemplo, qual serviço é o mais vendido. (Fonte dos dados: itens de serviço presentes nas vendas; o sistema soma o valor de cada serviço vendido no período. Serviços diferentes são agrupados por nome.)
Observação: Nos relatórios de pizza (“Por Vendedor”, “Por Cliente” e “Por Serviço”), acima do gráfico há também o seletor Valor / Quantidade para alternar a métrica exibida. Em Valor, as fatias correspondem ao faturamento (R$) e na tabela os valores monetários; em Quantidade, o gráfico e a lista passam a mostrar o número de vendas/unidades daquele serviço (ou vendas por cliente/vendedor) no período. O total geral muda de “Valor Total” para “Quantidade Total” conforme a seleção. Utilize essa opção para analisar tanto o aspecto financeiro quanto o volume em unidades das vendas de serviço.
Relatórios de Vendas de Produto
Os relatórios da categoria Vendas de Produto funcionam de maneira análoga aos de Vendas de Serviço, mas focados nos produtos. As opções e seus comportamentos são equivalentes, considerando vendas de itens de produto. Abaixo descrevemos cada um, ressaltando o que é específico de produtos:
Figura 4: Tipos de relatórios de Produto

Vendas de Produto – Por Dia: apresenta o total de vendas de produtos por dia no período selecionado. Mostra, em formato de gráfico de colunas e tabela, os valores (ou quantidades) de produtos vendidos a cada dia. Serve para avaliar o fluxo diário de vendas de mercadorias/produtos físicos. (Origem: soma dos valores de produtos vendidos por data.) A funcionalidade de alternar entre valor monetário e quantidade vendida também está disponível.
Vendas de Produto – Por Mês: apresenta o total de vendas de produtos por mês no ano escolhido. Cada coluna corresponde a um mês do ano, agregando todas as vendas de produtos naquele mês. Use este relatório para identificar tendências sazonais na venda de produtos ao longo do ano. (Origem: soma dos valores de produtos vendidos em cada mês do ano filtrado.)
Vendas de Produto – Por Vendedor: agrupa as vendas de produtos por vendedor responsável, no período filtrado. O gráfico de pizza ilustra a fatia de vendas de produtos que cada vendedor representou e a tabela indica os valores ou quantidades vendidas por vendedor. Permite avaliar qual vendedor vendeu mais produtos em valor ou em volume. (Origem: registros de vendas de produtos associadas a cada vendedor.) Novamente, a categoria "Outros" pode agrupar vendedores com participações muito pequenas, para clareza visual.
Vendas de Produto – Por Cliente: agrupa as vendas de produtos por cliente, mostrando quem comprou mais produtos no período. Ajuda a reconhecer os melhores clientes em termos de compra de produtos. O formato (pizza + tabela) e a funcionalidade são iguais às do relatório de serviço por cliente, mas considerando somente produtos. (Origem: vendas de produtos para cada cliente.)
Vendas de Produto – Por Produto: exibe o desempenho de cada produto vendido. O gráfico de pizza mostra quais produtos geraram maior faturamento ou tiveram maior quantidade vendida, e a tabela relaciona cada produto com seu total vendido. Esse relatório evidencia os produtos mais vendidos e os que tiveram menor saída no período, auxiliando no gerenciamento de estoque e estratégias de vendas. (Origem: itens de produto vendidos; soma dos valores ou quantidades por produto.)
Observação: Assim como nos relatórios de serviço, os relatórios de produto também permitem alternar entre visualização por Valor (R$) e Quantidade vendida, usando os botões no topo da seção do gráfico. A interpretação de “Quantidade” no contexto de produtos geralmente representa a unidade física vendida (por exemplo, número de peças vendidas), dependendo da unidade de medida cadastrada de cada produto.
Gerar Impressão/PDF do Relatório
Ao final da página do Relatório de Vendas (rodapé), há o botão “Imprimir ou Gerar PDF”. Ao clicar neste botão, o sistema prepara a página para impressão, formatando os elementos adequadamente, e abre a janela de impressão do navegador.
Figura 5: Botão de imprimir no rodapé da tela do relatório de vendas

O usuário pode então escolher uma impressora ou optar por Salvar como PDF. O conteúdo impresso/PDF incluirá o título do relatório, o período selecionado e o tipo de relatório exibido, bem como o gráfico e a tabela de dados atualmente em tela. Por exemplo, se estiver visualizando Vendas de Produto – Por Cliente de 01/01/2025 a 31/01/2025, o PDF mostrará essa identificação e os dados correspondentes.
Observação: Antes de imprimir, ajuste o relatório desejado na tela (filtros e tipo de visão). O sistema não inclui o menu lateral ou botões na impressão – apenas o conteúdo do relatório em si é impresso, garantindo um resultado profissional. Utilize essa funcionalidade para gerar documentos de análise de vendas ou compartilhar o desempenho com sua equipe.
Com essas ferramentas em mãos, o usuário final consegue tanto acompanhar os números absolutos de vendas (através do Relatório de Vendas em suas várias visões). O relatório de Vendas mostra o que foi vendido e como (por produto, por cliente, por dia etc.), usando ele, é possível ter um controle completo da performance comercial dentro do BomControle.
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