Todos

Diversos

Conheça diversas funcionalidades disponíveis em todos os módulos.

Todos

Diversos

Conheça diversas funcionalidades disponíveis em todos os módulos.

Todos

Diversos

Conheça diversas funcionalidades disponíveis em todos os módulos.

Todos

Diversos

Meus Dados

Todos

Diversos

Meus Dados

Todos

Diversos

Meus Dados

Meus Dados

A tela Meus Dados permite que cada usuário configure suas informações pessoais de perfil, como nome, e-mail de contato, telefone e senha de acesso. As informações estão separadas em três seções: Dados Básicos, Contato e Senha

Dados Básicos

Nesta seção você pode visualizar e alterar seu nome de usuário exibido no sistema, bem como gerenciar sua foto de perfil.

Imagem da tela "Meus Dados - Dados Básicos 

  • Foto de Perfil (Avatar): No topo da tela de Meus Dados aparece um espaço para a foto do usuário. Por padrão, se nenhuma foto foi enviada, é exibido um ícone genérico (silhueta de pessoa). Você pode adicionar ou trocar a foto clicando em “Trocar” (quando já existe uma foto) ou “Novo avatar” (quando ainda não há foto). Ao clicar, o sistema permitirá enviar uma imagem do seu computador para usar como avatar. Observação: Use uma imagem quadrada ou proporção 1:1 para melhor encaixe, preferencialmente com tamanho pequeno (o sistema pode ter um limite de tamanho de arquivo). Essa foto será exibida em alguns locais do BomControle, como no canto superior (identificação do usuário logado) e eventualmente em comentários ou atribuições se o sistema tiver essas funcionalidades. É algo opcional, mas ajuda na personalização da sua conta.

  • Nome: Este é o nome do usuário ou identificador pessoal que aparece no sistema. Por exemplo, o nome preenchido aqui é utilizado para exibir quem está logado (no cabeçalho) e para identificar ações realizadas por você no sistema (como cadastro de registros, comentários, etc.). Regras: campo obrigatório – deve conter pelo menos 2 caracteres (um nome e sobrenome é recomendado para fácil reconhecimento). Pode incluir letras e espaços; evite caracteres especiais ou números a não ser que façam parte oficialmente do seu nome.

  • Impacto da alteração: se você modificar seu nome e salvar, todas as referências ao seu usuário no sistema passarão a mostrar o novo nome. Por exemplo, em listagens de usuários (na administração do sistema) ou em históricos de atividades, seu novo nome será exibido. Alterar o nome não muda seu login (que é o e-mail) nem afeta permissões; é apenas uma atualização de como você deseja ser identificado. Use o seu nome real ou o apelido pelo qual é conhecido profissionalmente na empresa para evitar confusões entre os colegas.

  • Observação: caso sua empresa tenha vários usuários no BomControle, é importante manter este campo atualizado e padronizado (por exemplo, Nome e Sobrenome) para que os administradores consigam identificar cada usuário unicamente.

Contato

Aqui estão as informações de contato associadas ao seu usuário.

Imagem da tela "Meus Dados - Contato" 

  • E-mail: este é o endereço de e-mail vinculado à sua conta de usuário. É um campo fixo e não editável pelo próprio usuário, pois corresponde ao login utilizado para acessar o BomControle. Ou seja, seu e-mail é seu identificador único no sistema. Se for necessário alterar o e-mail de login (por exemplo, em caso de mudança de endereço corporativo), geralmente será preciso acionar um administrador do sistema ou o suporte do BomControle, pois não há como simplesmente editar aqui.

  • O e-mail exibido serve também como informação de contato – ele pode ser usado pelo sistema para envio de notificações ao usuário (como recuperação de senha, avisos de tarefas, etc., dependendo dos módulos habilitados). Certifique-se de que este e-mail esteja sempre ativo e acessível. Caso o e-mail esteja incorreto ou inacessível, procure a área responsável para atualizá-lo via administração do sistema.

  • Telefone: campo opcional onde você pode informar um número de telefone de contato. Aqui você pode inserir seu telefone celular ou fixo com código de área. Embora não seja obrigatório, fornecer um telefone pode ser útil para registro interno ou caso sua empresa utilize funcionalidades de SMS/WhatsApp integradas ao BomControle para avisos. Formato sugerido: (DDD) 00000-0000.

  • Observação: atualmente, o telefone não é amplamente utilizado pelo sistema nativamente (a maioria das notificações e comunicações ocorrem via e-mail ou dentro do próprio sistema). Porém, essa informação fica disponível para administradores da sua empresa que consultem seu cadastro de usuário, facilitando o contato direto se necessário. Além disso, em módulos como CRM ou ServiceDesk, às vezes o perfil do usuário pode ser exibido com telefone para colegas. Mantenha-o atualizado se decidir preencher.

Senha

Esta seção permite que você altere sua senha de acesso ao BomControle, garantindo a segurança da sua conta.

Imagem do botão "Alterar Senha" 

  • Alterar Senha: Ao clicar no botão verde “Alterar Senha”, o sistema abrirá uma janela/modal solicitando a definição de uma nova senha. Você deverá informar a nova senha desejada e confirmá-la (digitá-la novamente para garantir que não houve erro de digitação). Em algumas situações, pode ser solicitado também sua senha atual para confirmar a alteração – isso é uma medida de segurança caso você esteja logado e queira trocar a senha.

  • Regras para a nova senha: A senha deve atender aos critérios de segurança mínimos definidos pelo BomControle. Em geral, recomenda-se uma senha com pelo menos 6 caracteres, combinando letras e números. Evite senhas muito simples (como “123456” ou “senha”) para proteger os dados da sua empresa. O sistema pode impedir senhas fracas ou muito curtas, então escolha uma combinação segura que você possa lembrar.

  • Após preencher os campos de nova senha e confirmação, confirme a operação. Se tudo estiver correto, uma mensagem de sucesso será exibida (“Senha alterada com sucesso”) e sua senha de login passa a ser a nova. Na próxima vez que acessar o sistema, já use a nova senha.

  • Impacto: a alteração de senha não muda nada em módulos ou registros de uso diário, mas é fundamental para manter a segurança. Outros usuários não são afetados, e suas permissões dentro do sistema permanecem iguais – só o método de autenticação mudou. Caso você utilize integrações ou apps externos do BomControle, lembre-se de atualizar a senha nesses aplicativos se eles a tiverem salva.

  • Observação: Se você esquecer sua senha no futuro, há a opção de Recuperar Senha na tela de login (que envia um e-mail de recuperação). A funcionalidade de alterar senha em “Meus Dados” é voltada para quando você sabe sua senha atual e deseja trocá-la por prevenção ou requisito periódico. É uma boa prática atualizar a senha periodicamente e nunca compartilhá-la com outras pessoas.

  • Salvar alterações: Vale notar que, para efetivar qualquer mudança nos Dados Básicos ou Contato (como alterar nome ou telefone), é necessário clicar no botão Salvar no rodapé da página Meus Dados. Já a troca de senha, por ser feita em uma janela separada, possui sua própria confirmação dentro do modal. Se você editar seu nome ou telefone, clique em Salvar antes de sair da página para guardar as modificações. Caso contrário, as mudanças serão perdidas. O botão Cancelar pode ser usado para descartar alterações feitas nos campos e retornar às informações originais.

  • Dica final: Mantenha seus Meus Dados sempre atualizados. Essas informações ajudam os administradores do sistema a gerenciar usuários e também garantem que você receba corretamente as comunicações do BomControle. Além disso, um perfil completo (com nome correto, e-mail válido, telefone e foto) melhora a interação e identificação dentro da plataforma. Boa utilização!

Faça um teste grátis

Gerenciar sua empresa com o nosso ERP Completo pode ser simples

Gerenciar sua empresa
com o nosso ERP Completo
pode ser simples

Sem cartão de crédito

Gratuito por 7 dias