15 dicas para você otimizar a gestão comercial da sua empresa

Felix Schultz
Felix Schultz
Gestão Comercial - dicas para otimizar em sua empresa

Otimizar a gestão comercial é um grande desafio. Planejar estratégias, aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio são só algumas das conquistas necessárias para manter a sua empresa em franco crescimento.

Mas como fazer isso de maneira objetiva e sem grandes custos? É preciso adotar boas práticas para consolidar pontos específicos ligados ao setor, como a preparação interna de vendas, relacionamento com o cliente, atendimento, satisfação dos vendedores e análise do desempenho das equipes.

Os novos procedimentos e a tecnologia são alguns dos caminhos disponíveis, mas existem outros tantos. Veja agora as 15 melhores dicas para aprimorar a gestão comercial da sua empresa e prepará-la para o sucesso.

1. Identifique entraves na gestão do seu negócio

Antes de começar a propor mudanças, você precisa saber onde elas são necessárias. Para isso, é fundamental identificar os gargalos e começar a fazer as perguntas certas: por que essa equipe vende mais do que as outras? O que falta para que meus vendedores estejam mais satisfeitos? Como está o relacionamento com os clientes? Reconheça o que pode melhorar.

2. Trace metas

Toda empresa tem os seus objetivos. E cada setor também possui as suas metas. Se o departamento comercial ainda não, comece já a traçá-las. Coloque no papel todos os resultados que você almeja alcançar e direcione a equipe para chegar até eles. Um grupo que sabe aonde quer chegar tem mais garra e obstinação.

3. Promova o diálogo

Dialogar é uma das ações mais importantes dentro do setor comercial. Uma comunicação aberta e de duas vias é crucial para otimizar a gestão comercial. Saiba ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer e valorize as suas opiniões. Saiba o momento certo de cobrar e também ofereça respostas práticas para as reivindicações dos seus funcionários.

4. Seja um líder

Um gestor moderno preocupa-se muito mais com a sua equipe do que com resultados brutos. Na prática, isso não quer dizer que você vai abrir mão do lucro. Muito pelo contrário. Quando você se dedica ao capital humano, os resultados são muito melhores. Sabendo disso, saia à frente das questões, coloque-se no lugar dos seus vendedores e saiba ser um grande líder, ao invés de ficar sentado do seu posto cobrando o que você mesmo não é capaz de fazer.

5. Dê condições de trabalho

Sua equipe precisa ter as condições adequadas para realizar grandes conquistas. Não adianta ficar pleiteando uma meta se as ferramentas de trabalho estão defasadas. Isso inclui as condições do ambiente, como ventilação, iluminação, conforto e refeições, e as circunstâncias externas como transportes, formas de pagamento e tudo o que possibilita que o seu colaborador realize as atividades com mais primazia.

6. Treine as equipes

Cada vez que um funcionário aprende um novo conceito ou atividade, ele valoriza o seu currículo e também fica mais motivado para trabalhar. Otimizar a gestão comercial também passa pela satisfação do colaborador. Portanto, treine sua equipe e deixe-a preparada para a rotina de trabalho.

7. Planeje suas vendas

Além de ter uma meta clara para compartilhar com todos do setor, é essencial planejar as suas vendas. Isso significa organizar desde a manufatura até a logística de entrega dos produtos, passando pela prospecção de novos clientes, abertura de cadastros e campanhas específicas para aumentar as negociações.

8. Reforce seu controle de estoque

O gestor comercial deve ter sempre à mão o controle do seu estoque. O monitoramento permite que a empresa saiba a quantidade exata de produtos e a sua rotatividade por período. Isso evita grande capital parado em épocas de queda nas vendas, ou o contrário: que faltem itens muito procurados.

Uma boa forma de fazer um controle de estoque de forma efetiva, é usar um módulo de estoque disponível em sistemas integrados de ERP, como o BomControle.

9. Compare os preços

Mesmo que você tenha fornecedores excelentes, não pode abrir mão de manter uma pesquisa de preço no mercado. Isso é bom para a economia e para a solidificação da empresa. Avalie também os preços que vocês estão cobrando e saiba se adequar à realidade. Compare os valores cobrados e pagos e esteja sempre atento ao que pode enxugar no orçamento.

10. Faça uma gestão dos pedidos de compra

Sua cadeia de suprimentos não pode falhar, pois isso vira uma verdadeira bola de neve. Por conseguinte, mesmo com o estoque em dia, mantenha uma gestão dos pedidos de compra a médio e longo prazo. Organize e armazene todos os históricos de negociações, pois essas informações podem ser muito úteis.

11. Invista no SRM

O Supplier Relationship Management (SRM) trata da Gestão de Relacionamento com Fornecedores. A ideia é estreitar o relacionamento da empresa com os fornecedores para que as transações sejam cada dia mais confiáveis. Gerencie as interações, rotinas e não se esqueça de dar atenção especial aos seus parceiros de mercado.

12. Utilize um sistema CRM

O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema automatizado que aprimora os processos empresariais. Na gestão comercial, ele é extremamente eficiente pois é capaz de identificar variações sazonais de compra, coletar e processar preferências de consumo por região e tem como consequência direta a melhoria no atendimento e na satisfação do cliente.

Você pode utilizar um sistema de CRM integrado às outras áreas da empresa, através de sistemas de ERP como o BomControle.

13. Conheça seus clientes

Se você pensa que o reconhecimento dos clientes é tarefa exclusiva para o marketing da empresa, está bem enganado. Para otimizar a gestão comercial, o setor precisa conhecer seus consumidores e saber quais são as suas expectativas e necessidades reais. Faça pesquisas, colete opiniões e trace um perfil do seu público.

14. Analise os resultados

Não há melhor maneira de corrigir os erros do que analisando o que levou a eles. Desse modo, estude incansavelmente os resultados do departamento comercial. Eles serão os indicativos do que está bom e o que pode ser aprimorado. Não tenha medo dos resultados desfavoráveis, eles são o ponto de partida para as mudanças necessárias.

15. Automatize seus processos

Ter controle total sobre todos os 14 tópicos anteriores só é possível se sua empresa contar com processos automatizados. Diante disso, há empresas especializadas no mercado que oferecem soluções nos módulos financeiro, estoque, relacionamento com cliente e demais atividades que envolvem diferentes áreas de um negócio. Uma destas soluções é o ERP BomControle, um sistema que integra diversas áreas do seu negócio, de modo online e acessível de qualquer lugar. Faça um teste grátis!

Otimizar a gestão comercial auxilia na tomada de decisões e no crescimento da companhia. Não tenha dúvidas de que modernizar o setor trará benefícios imediatos na produtividade e faturamento da sua empresa. Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e propague conhecimento!

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.