8 dicas para escolher um bom software de gestão empresarial

Tempo de leitura: 6 minutos

Com o avanço da tecnologia e dos recursos que ela disponibiliza, cada vez mais a gestão empresarial ganha ferramentas fundamentais para os processos básicos do dia a dia de uma empresa. Esses softwares de apoio são indispensáveis!

Tais sistemas promovem uma integração entre setores, facilitando a verificação do andamento de demandas. Além disso, oferecem recursos que otimizam o trabalho no cotidiano, encurtando o tempo de processos e maiores possibilidades para a gestão eficiente de um negócio.

Mas você sabe o que analisar antes de escolher um software para a gestão da sua empresa? O conteúdo a seguir separou 8 fatores fundamentais para você estar atento ao contratar um. Confira!

1. Preze pela segurança de dados

Um software de gestão empresarial lida com dados importantes e confidenciais, que precisam ser mantidos em total sigilo, com acesso apenas de pessoas autorizadas e que tenham competência para tal. Desse modo, é fundamental se certificar de que o sistema escolhido garante a proteção no uso cotidiano.

Certifique-se, junto à empresa desenvolvedora, quais são os recursos e as tecnologias de segurança que o software possui. Preze por transparência e clareza nessas informações, pois só assim os dados do seu negócio estarão protegidos da maneira como devem ser.

2. Atente-se à estrutura necessária para instalação do software

É importante saber qual a estrutura técnica será necessária disponibilizar para que a empresa responsável instale o sistema para o uso da sua empresa. É fundamental ter os recursos suficientes, como computadores, conexões em banda larga com links próprios e tudo que for necessário para um funcionamento adequado.

Durante o processo de pesquisa antes de definir um software de gestão empresarial, certifique-se sobre tudo que será necessário à nível de estrutura. Peça um orçamento à empresa para ter uma noção do que será necessário adquirir e quanto vai custar o investimento total.

3. Analise a relação custo-benefício

Diante dos valores exatos de quanto custará a contratação e instalação do software, além do investimento necessário para adquirir todos os equipamentos, é fundamental fazer uma análise bastante crítica acerca da relação custo-benefício desse gasto que será necessário. Será que vale a pena?

É importante avaliar se o valor do investimento total condiz com as possibilidades financeiras da empresa e, principalmente, se essa quantia vai dar origem a um serviço que trará benefícios reais ao cotidiano da empresa. Se o custo-benefício for vantajoso, não hesite. A informatização é fundamental para a produtividade do negócio.

4. Certifique-se se o software é responsivo

O aumento significativo do uso de outros eletrônicos, como smartphones e tablets, faz crescer a necessidade de adaptação para as telas menores. É essencial garantir que sistemas e páginas não percam funcionalidade quando há a mudança de disposição das informações ao usuário.

Certamente haverá a necessidade de acessar o software remotamente, em momentos específicos, e nem sempre será possível fazer isso em computadores tradicionais, onde o acesso é comum. É fundamental então buscar um software que tenha essa possibilidade de adaptação ao mobile, ou seja, ofereça responsividade.

5. Verifique se a interface é de fácil operação

Outro importante fator a ser levado em consideração em um software de gestão empresarial é a facilidade de operação no cotidiano de trabalho. É fundamental que ele possua uma interface clara, intuitiva e que não ofereça dificuldades aos usuários que vão precisar lidar com ele frequentemente.

Não é vantajoso obter um software em que os funcionários da empresa venham a ter dificuldades de aprender a operar, o que demandaria tempo e atrapalharia a produtividade do negócio. Quanto mais simples, melhor, mas sem que nenhuma funcionalidade importante seja subtraída para isso.

6. Avalie se o software atende às necessidades da empresa

Um sistema eficiente para um negócio é aquele que oferece suporte para atender a todas as demandas necessárias no dia a dia. Qualquer atividade comum à atuação das diferentes áreas que terão acesso ao software deve ser atendida, completamente ou parcialmente.

De nada adiantará ter em sua empresa um sistema de última geração, com diversas funcionalidades, se a maioria delas não tem relevância ao seu negócio, deixando de lado outras que seriam importantes. Além de ter o melhor software à disposição, é fundamental que ele também seja o mais adequado à empresa em questão.

7. Informe-se sobre possíveis atualizações

Com as diferentes necessidades de um negócio, é fundamental que um software de gestão empresarial esteja sempre pronto para atender às demandas, especialmente de maneira bastante adaptada à realidade específica de cada organização. As atualizações permitem essa eficiência e relevância aos sistemas.

Além disso, é comum que os softwares apresentem aplicações que talvez não funcionem perfeitamente, tendo em vista que são sistemas complexos. É importante se informar sobre a possibilidade de constantes atualizações do software, para que ele esteja sempre funcionando bem, com eficiência, precisão e sem nenhum tipo de problema.

8. Questione a empresa sobre abrangência de suporte

Os serviços de uma empresa que oferece o software de gestão empresarial não podem se limitar a simplesmente vender o sistema e o instalar. É importante que eles ofereçam suporte de uma forma mais ampla e abrangente, atendendo a todas as necessidades que o negócio precisará em tudo que for relacionado ao software.

Além da atualização, como falamos, pode também haver diversas necessidades em relação à manutenção, dúvidas sobre a operação do sistema e diversas outras questões. Dessa maneira, antes de contratar um software é fundamental se certificar se será possível contar com a empresa em questão ao longo do tempo de uso de seus serviços.

É indiscutível a importância de um software para empresas, que seja voltado ao cotidiano de trabalho, otimizando procedimentos e fazendo com que as demandas sejam resolvidas com toda eficiência possível.

A produtividade aumenta e o negócio tende a crescer cada vez mais. A gestão empresarial necessita de informatização, dessa forma, é imprescindível contar com um software desse tipo. Considere todas as dicas que você viu ao longo do post para poder contar com o melhor sistema possível.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Você pode ter acesso a mais posts como este! Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos diretamente no seu e-mail.

Click here to see our sample offer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *