Veja quais são as 4 principais tendências em ERP antes de escolher o seu

Tempo de leitura: 6 minutos

Na hora de escolher um sistema que atenda às reais necessidades do seu negócio, a gestão empresarial deve atentar às tendências em ERP, o Enterprise Resource Planning, pois ele é indispensável para o planejamento e para o bom resultado dos processos.

Adquirir esse recurso corporativo é uma aquisição importante e coloca a companhia em grande vantagem competitiva frente à concorrência. Porém, nem sempre o sistema oferecido está em conformidade com o que há de melhor e mais moderno no mercado, que vive em constante atualização.

Pensando nisso, este artigo vai esclarecer de vez quais são as principais tendências e o que não pode faltar em um sistema de ERP. Não contrate ou implante nenhum software antes de descobrir o que preparamos para você.

1. Armazenamento em nuvem

A cloud computing — ou o armazenamento em nuvem — foi pensada pela primeira vez ainda em 1960! Mas era praticamente encarada como uma espécie de ficção científica em uma época em que a internet mal funcionava. Apenas nos anos 2.000 é que essa tecnologia ganhou forma e revolucionou a forma como guardamos os nossos dados.

E provada a sua eficácia, não há dúvidas: essa é a maior tendência em ERP que poderíamos apresentar. O armazenamento em nuvem permite acessar remotamente o sistema da empresa, incentiva a alta colaboração entre os usuários, facilita a escaneabilidade das suas máquinas, uma vez que elas estarão menos cheias, é seguro e o melhor: tem baixo custo.

Essas características são relevantes, por exemplo, em um módulo financeiro. É fundamental que as informações sobre o pagamento, recebimento de títulos, contas, fluxo de caixa e demais movimentações sejam guardadas em um local seguro e acessível a partir de qualquer lugar. Por isso, a cloud computing é crucial.

2. Big Data

Qual é a quantidade de dados que a sua empresa gera todos os dias? E se juntarmos o volume mensal? A cada dia produzimos mais informações e precisamos de um sistema em ERP que permita a circulação crescente de dados com segurança, confiabilidade e eficiência.

Logo, outra tendência em ERP é que o Big Data seja compatível com esse cenário de evolução e que facilite o trabalho de todos os setores por meio de estratégias e abordagens com desempenho superior.

Por exemplo, em um sistema de ERP com módulo de estoque, é preciso ter um acesso ágil às rotinas do dia a dia, para a entrada das notas de fornecedores, criar pedidos internos, dar baixas no estoque, transferir produtos entre locais, acessar todos os cadastros entre outras funcionalidades. Para isso, sua capacidade de tráfego de dados precisa ser confiável e deve contar com um software à altura da sua demanda.

3. Internet das Coisas

Esse termo, que mais parece algo tirado de um discurso futurista, nada mais é do que a nossa realidade. Em 1980, a ideia surgiu depois de a internet conectar milhares de pessoas por meio dos emails. Em seguida, foi a vez da expansão da web em 1990. Agora, já temos internet nos celulares e vem muito mais por aí: é a internet das coisas na sua essência.

Entre as tendências em ERP, ela conectará não só as pessoas entre si, mas também os objetos. É o nascimento das máquinas totalmente integradas, carros autônomos, robôs etc. Em um cenário empresarial, o Enterprise Resource Planning precisa estar aberto a essas mudanças.

Um módulo ERP de service desk, por exemplo, precisa ser moderno e atrativo, uma vez que ele vai muito além de um simples suporte técnico. Ele precisa conter conhecimentos difundidos no ITIL, na gestão estratégica e planejada de serviços. Tendo abertura para solucionar os problemas a partir de diversas plataformas, pois as pessoas e as máquinas estarão cada dia mais conectadas.

4. Contexto

Como o próprio nome já diz, o contexto é uma tendência desta era, pois, por meio dele, solucionar impasses de maneira simples e direta se torna muito mais fácil. Com a presença de multicanais de comunicação atuando em diversas frentes, as empresas precisam estar ligadas nesse fator.

Na Era do Contexto, tudo está à mão e integrado, facilitando as tarefas do dia a dia. No chão de fábrica, isso significa que os profissionais têm acesso a relatórios de produtividade antes mesmo de fechar o dia e ainda conseguem se antecipar ao defeito de um equipamento. Tudo com base nos sistemas automatizados e conectados.

Um exemplo prático é pensar em um sistema de ERP que conta com um módulo de relacionamento com o cliente. É essencial que ele tenha todo o contexto do cliente em questão: reuniões, oportunidades, contatos e preferências. Tudo em uma única plataforma para que o consumidor seja prontamente atendido nas suas solicitações.

5. DIY

O Do it Yourself ou Faça você mesmo é mais uma das tendências em ERP. É a ideia de que a própria empresa consiga personalizar algumas funcionalidades para usufruir muito mais do sistema.

Esse é um grande diferencial porque agrega valor e traz praticidade para a rotina administrativa bem corrida dos gestores. Afinal, as empresas mais competitivas estão sempre se atualizando e aumentando as informações nos seus recursos corporativos.

Dessa forma, um sistema de ERP precisa garantir, por meio de um módulo de gestão dos processos do negócio, um controle mais próximo e dinâmico sobre todas as atividades do negócio, sempre considerando a criação e os ajustes de processos de forma automatizada. As ferramentas têm que ser intuitivas e colaborativas para facilitar a organização do negócio.

Dá para unir todas as tendências em ERP em um único sistema?

Sim. Procure no mercado os melhores parceiros para implantar um sistema de ERP completo, com módulos financeiros, de estoque, de atendimento ao cliente e organização interna que garantam excelência a preço justo.

A BomControle oferece uma automatização completa em cada módulo e coloca no piloto automático diversos processos nos setores financeiro e de estoque. Além disso é intuitivo e integrado, contando com uma usabilidade simplificada. É possível, por meio de um único sistema gerenciar até mesmo multi empresas que trabalham com o mesmo produto. Incrível, não é mesmo?

Assine a newsletter da BomControle e descubra mais tendências em ERP e outras soluções para o sucesso do seu negócio.