Vale a pena contratar uma consultoria empresarial?

Felix Schultz
Felix Schultz

Muito se fala a respeito das consultorias e da sua importância para o negócio, porém, sempre fica uma dúvida para o gestor, será que vale a pena contratar uma consultoria empresarial?

As consultoras são empresas responsáveis pela regularização de procedimentos falhos ou ineficientes dentro da empresa. Nesse sentido, cabe à consultoria identificar os principais pontos nos processos empresariais e, devido ao know-how que detém, apresentar as possíveis causas e soluções para os respectivos problemas.

Por isso, no artigo de hoje, serão demonstrados os principais benefícios da contratação de uma consultoria empresarial e como ela impacta positivamente o negócio. Confira!

O que é uma consultoria empresarial?

As consultoras são empresas especializadas na prestação de serviço para a normalização dos processos empresariais da contratante, por meio de procedimentos externos e metodologias específicas de trabalho.

A consultoria empresarial, então, consiste no diagnóstico de uma situação-problema e no levantamento das principais causas para a sua ocorrência. A partir dessas atividades, pode-se traçar um plano de ação adequado para a resolução dos distúrbios.

Seguindo o plano de ação traçado é possível normalizar e controlar os procedimentos para se analisar se o plano foi eficaz e capaz de sanar as necessidades da empresa.

Quando contratar uma consultoria?

As consultorias — de maneira geral — são contratadas em dois momentos, quando se deseja ampliar o mercado e a produção como um todo ou quando há problemas perceptíveis nos processos empresariais que necessitam de solução.

Dessa maneira, a identificação de alguns fatores são fundamentais para a definição do melhor momento para se contratar uma consultoria, como:

Insatisfação dos clientes

O nível de satisfação/insatisfação dos clientes é uma medida fundamental para se definir a qualidade dos produtos ou serviços ofertados pela empresa — levando em consideração as demais varáveis como tempo, preço, materiais.

Desse modo, a insatisfação, muitas vezes, está relacionada a falhas nos processos empresariais que resultam em prejuízos, tanto financeiros quanto relacionados à imagem.

Por esse motivo, quando identificado, faz-se necessária a intervenção em determinados setores para a regularização e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente com a empresa.

Afinal, todo o processo empresarial visa à garantia de participação no mercado e, principalmente, lucro advindo das operações.

Crescimento da demanda

Ampliar a demanda empresarial acarreta, não somente, no aumento da produção, mas também no aumento de diversas outras áreas que estão relacionadas aos processos.

O papel da consultoria é auxiliar a expansão das atividades dos setores relacionados ao crescimento da demanda, tornando o processo mais controlado e menos propenso a falhas e ingerências.

Aumento dos custos

Os custos das empresas são, constantemente, analisados pelos gestores. Basta ver que procedimentos dispendiosos ou que não agregam valor para o produto final devem ser eliminados ou minimizados.

Portanto, a consultoria, no caso de aumento das despesas, analisa o processo empresarial como um todo e, por meio de técnicas específicas, define quais procedimentos influenciam e acarretam altos custos para a empresa.

Como escolher uma empresa consultora?

A busca pela empresa consultora deve ser pautada em alguns critérios como análise da equipe técnica, cases de sucesso da empresa, tempo e custo da realização, valores da empresa, idoneidade trabalhista e fiscal, transparência nas atividades e relações.

Também a qualidade do relacionamento e a capacidade técnica da consultoria são fundamentais para determinar se a empresa escolhida é capaz de atender e sanar — com eficácia — as necessidades do cliente.

Quais os benefícios advindos da consultoria empresarial?

A realização das consultorias busca a resolução de problemas específicos ou ampliação da demanda e aumento da eficiência operacional.

Dessa forma, alguns benefícios são percebidos devido à realização da consultoria, destaque-se:

1. Foco em resultados

A consultoria empresarial introduz um agente externo às atividades normais da empresa com o intuito de analisar e pontuar os principais problemas ou pontos que merecem ser corrigidos para a regularização das tarefas.

Desse modo, a presença do consultor, de maneira geral, não paralisa as ocupações habituais do setor estudado.

Logo, a sua realização é pautada em metas e objetivos acordados, mantendo o foco nos resultados e no prazo estabelecido.

2. Economia de tempo

O consultor empresarial, devido à capacidade técnica e à expertise que detém, realiza as operações com maior eficiência, reduzindo o tempo das atividades de correção.

Assim, em comparação aos procedimentos internos de resolução de problemas, a presença do consultor provoca economia de tempo e custo para a empresa, sem que haja, no momento da realização, paralisação das atividades ou ocupação dos funcionários com tais procedimentos.

3. Vantagem competitiva

A consultoria promove, ao finalizar as suas atividades e normalizar ou ampliar os processos da empresa, um aumento na eficiência operacional com redução de custo e tempo.

Nessa premissa, a sua correta realização gera efeitos favoráveis para a empresa que adquire processos mais eficazes, o que influencia na satisfação dos clientes e no market share — participação da empresa no mercado — empresarial, garantindo vantagem competitiva no mercado e lucro para a organização.

4. Melhoria no desempenho

A consultoria procura, de maneira geral, a correção de uma situação-problema que está impactando negativamente a realização das atividades da organização.

Nessa premissa, a partir da percepção e do plano de ação correto para o aprimoramento dessa situação, o resultado da consultoria promove a normalização ou ampliação das atividades e, consequentemente, aumento no desempenho operacional da empresa.

Portanto, o resultado da consultoria promove um acréscimo na eficiência empresarial e, consequentemente, redução de custos operacionais e tempo de produção.

5. Soluções Inovadoras

Todas as empresas, no decorrer de suas atividades normais, estão propensas à ocorrência de alguma falha administrativa ou outra situação que pode vir a abalar o desempenho operacional.

Porém, por muitas vezes, a simples análise interna não é suficiente para a resolução de tais distúrbios. Dessa forma, a presença de um analista externo com uma visão, procedimentos e metodologias diferentes pode ser indispensável para a percepção e correção do problema.

Assim, a visão diferenciada propicia uma mudança nos paradigmas comuns da organização e, atrelada à experiência do consultor, promove a resolução com maior rapidez e menores custos.

Diante disso, devido à presença de uma empresa especialista na identificação e resolução de problemas, é nítida a importância das consultorias para a regularização ou ampliação controlada dos processos empresariais.

Afinal, por meio da correta aplicação de técnicas para identificação e solução de problemas é possível, com eficácia, realizar as intervenções necessárias e, consequentemente, aprimorar a eficiência empresarial, ampliar a qualidade dos produtos ou serviços prestados, aumentar os lucros da empresa e participação no mercado e reduzir os custos das operações.

Por isso, com um reduzido grau de investimento quando comparado aos benefícios trazidos, o papel da consultoria é primordial para as empresas que buscam crescer e se manter no mercado com segurança e controle, fazendo valer a sua presença na empresa.

O que achou das vantagens advindas das consultorias? São boas para o negócio? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que todos os seus amigos também conheçam os benefícios da contratação de consultorias empresariais!

Click here to see our sample offer!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.