Os tipos de crédito disponíveis para o MEI

Tempo de leitura: 2 minutos

São diversos os tipos de crédito que se adequam para cada necessidade de empréstimo.

Profissionais que sempre atuaram na informalidade e têm renda mensal inferior a R$ 5 mil podem formalizar seu negócio por meio da figura do Microempreendedor Individual (MEI). A formalização permite que eles tenham acesso a benefícios sociais e possam emitir notas fiscais, o que melhora sua relação com fornecedores e clientes.

Outro benefício direto da formalização como MEI é que o empreendedor passa a ter acesso facilitado a linhas de crédito empresariais, que apresentam taxas mais baixas e prazos maiores do que as linhas destinadas a pessoas físicas.



Click here to see our sample offer!

Uma pesquisa feita pelo Sebrae no ano passado, porém, mostrou que a maioria dos empreendedores individuais não busca crédito, muitas vezes por desconhecimento. A boa notícia é que, entre os que buscaram, mais da metade, ou 52%, conseguiram empréstimos.

Antes de ir até uma instituição em busca de crédito, porém, é importante que o MEI tenha a contabilidade da empresa em ordem.

“O gerente vai querer ver as contas do negócio antes de conceder crédito”, alerta um especialista em Empreendedorismo.

É preciso definir, ainda, a finalidade que será dada ao dinheiro, uma vez que existem linhas para diferentes usos. Veja abaixo algumas delas:

Os tipos de crédito para microempreendedores

Crédito rotativo de cartão de crédito PJ e limite de cheque especial
São linhas de crédito cujo uso é mais flexível, ou seja, o empreendedor não precisa indicar a finalidade do empréstimo para ter acesso a elas.

Crédito Direto ao Consumidor
O empreendedor pode lançar mão do CDC para financiar computadores, notebooks, celulares, tablets, máquinas e equipamentos.

Antecipação de Recebíveis
Permite que o empreendedor receba à vista suas vendas a prazo com cartões de crédito, cheques e duplicatas.

Cartão BNDES
O cartão foi criado para financiar investimentos das micro, pequenas e médias empresas, por meio da compra de mais de 150 mil produtos disponíveis no portal de operações.

Microcrédito
É uma linha de crédito que geralmente tem limite menor, mas tem taxas bastante interessantes.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.