Mais estratégia: Conheça o programa de controle de estoque totalmente gratuito

Tempo de leitura: 6 minutos

Durante a 2ª Revolução Industrial, o Fordismo era o modelo da produção da vez. O seu lema era a fabricação em massa e estoques abarrotados. Depois, o Toyotismo ensinou: menos estoque, mais personalização.

O fato é que todos esses modelos reconheceram a importância de manter uma gestão de estoque. Atualmente, existem inúmeras ferramentas para isso, inclusive programa de controle de estoque totalmente gratuito.

Se você ainda não sabe o quanto a tecnologia pode contribuir para o seu negócio, com destaque para o controle do estoque, leia este artigo e descubra como ter mais estratégia, reduzir os custos e aumentar o seu faturamento.

Como atua um programa de controle de estoque totalmente gratuito?

Na verdade, os melhores softwares de controle de estoque requerem um investimento, no entanto, muitos deles possuem versões gratuitas para testes. Desta forma, você poderá conhecer melhor as funcionalidades e conferir o quanto ele pode fazer pelo seu gerenciamento.

Um sistema desenvolvido pensando no armazenamento das empresas acaba tornando o setor menos operacional e mais estratégico. Na prática, isso agrega muito valor à área que é responsável por aumentar ou diminuir muito os custos da sua companhia. Por isso, não pode ser menosprezado.

Com um programa de controle de estoque totalmente gratuito, você terá rápido acesso às rotinas do dia a dia, à entrada das notas de seus fornecedores, criação de pedidos internos, baixas no estoque, transferência de produtos entre locais de estoque, entre várias outras funcionalidades. A seguir, veja as maiores vantagens de contar com um software especializado.

O que um software de controle de estoque pode fazer pelo seu negócio?

O estoque é um setor fundamental para você conquistar o sucesso do seu negócio. Ele é que mantém o equilíbrio entre compra e venda e, por conseguinte, serve de termômetro para indicar se vale investir mais ou menos em determinados momentos.

Mas, por incrível que pareça, alguns gestores não sabem nem o que há no estoque ou a previsibilidade de uso para o que está armazenado. Para otimizar o setor, é crucial o uso de uma ferramenta automatizada que mapeie e garanta o devido funcionamento do estoque.

Descubra tudo o que um programa de controle de estoque totalmente gratuito é capaz de fazer:

Realizar cadastrados completos

Click here to see our sample offer!

Um módulo automático de controle de estoque tem espaço para que você cadastre rapidamente tudo o que você precisa para gerenciar o setor. Nele, é possível identificar empresas, fornecedores, produtos, unidades, grupos, classes e todas as demais informações relevantes para a boa condução das operações.

Importar Nota Fiscal Eletrônica

Uma forma prática de realizar cadastro e armazenar informações importantes sobre os produtos em estoque é quando o software permite a importação das notas fiscais eletrônicas. Já pensou em fazer o upload do arquivo em um programa e consultar quando for necessário?

Monitorar a entrada e saída de produtos

A sincronia entre a entrada e saída de produtos é primordial para o bom controle do estoque. Essa é uma ação básica que todo programa deve oferecer. A automatização nesse processo ajuda bastante para que o gestor tenha segurança sobre as ações de compra e venda.

Solicitar orçamentos automáticos

Um programa de controle de estoque totalmente gratuito pode facilitar a sua vida também no processo de compra automática. Funciona assim: graças à integração, quando seu estoque está ficando crítico, seus fornecedores são notificados e enviam orçamentos para você escolher qual é o melhor custo benefício.

Transferir artigos

Transferir um produto de um estoque para outro ou manter determinados lotes isolados ou em grupos é mais fácil com a ajuda de um software. Isso diminui os erros de controle e gerenciamento da armazenagem e a transferência dos produtos de locais.

Distribuir materiais internamente

Outra vantagem de ter um software de controle de estoque é que as empresas que trabalham com manufatura podem solicitar itens para uso interno, sendo possível identificar para qual setor o produto foi encaminhado, fazendo uma distribuição altamente escaneável.

Permitir informações acessíveis

A tecnologia facilita demais o acesso aos dados e informações da companhia. O gestor pode consultar os números e percentuais do estoque em tempo real, a qualquer momento e lugar. Tudo com rapidez e confiabilidade para o crescimento da empresa.

Fazer ajustes integrados

O estoque é um setor que está em constante modificação. À medida que entram e saem produtos, tudo muda, e é humanamente impossível acompanhar todos os processos. Com a automatização tudo fica mais prático, pois os ajustes são feitos pela própria ferramenta.

Ter interface descomplicada

Com tantas funcionalidades, um programa de controle de estoque totalmente gratuito deve seguir a premissa básica da simplicidade. Lidar com números, compras, vendas já é suficientemente complicado, logo, o software tem que ser bem intuitivo e dinâmico.

Otimizar a tomada de decisões

Uma das coisas que um software de controle de estoque pode fazer pelo seu negócio é otimizar a tomada de decisões. Isso porque é muito mais fácil acertar nas escolhas quando se está munido de dados atualizados e totalmente integrados.

Melhorar a gestão comercial

Quando você dedica um tempo à gestão automatizada do estoque é bem provável que outros setores também sejam beneficiados. Um deles é a gestão comercial, pois ela está muito atrelada à armazenagem. O resultado são vendas mais seguras e eficientes.

Prever demandas

Analisar o histórico do seu estoque é praticamente uma lição de como estudar as demandas do mercado. Por meio do histórico da entrada e saída dos produtos, você consegue mapear as sazonalidades do seu negócio e investir nos períodos corretos.

Ajustar seus preços

Ter um preço justo e compatível com a concorrência é essencial para que sua empresa se mantenha no ramo. O controle adequado de estoque permite que você ajuste os preços de acordo com a sua realidade, com previsão de lucros e perdas mais reais.

Manter a qualidade da produção

Um estoque, quando controlado, não passa por perdas significativas provocadas por prazos de validade vencidos ou longos prazos de estocagem. Isso ecoa na qualidade da produção, que não é afetada por falhas de estoque que impedem a produtividade eficaz.

Satisfazer a clientela

Os clientes de hoje em dia estão bem mais exigentes em relação à organização das empresas. O seu produto não pode faltar nas prateleiras e devem sempre manter a qualidade. Um bom controle de estoque vai refletir diretamente nisso e influenciar na satisfação dos consumidores finais.

Se você busca mais estratégia e soluções que facilitem a gestão dos setores da sua empresa, experimente um programa de controle de estoque totalmente gratuito. Siga-nos no Facebook, no Twitter, no  Instagram e no LinkedIn e conheça nosso módulo de controle de estoque com a melhor versão gratuita para 15 dias.

Click here to see our sample offer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *