Gestão de Negócios: o que é, onde estudar e como empreender

Felix Schultz
Felix Schultz

Gestão de negócios é um conjunto de atividades administrativas que visam garantir os resultados da operação.

Dessa forma, cabe ao gestor lançar mão dos conhecimentos, metodologias e boas práticas para manter o controle de sua empresa, melhorando processos e permitindo o crescimento sustentável do seu negócio.

Se você deseja empreender ou fazer crescer os resultados da sua empresa, melhorar seus conhecimentos em gestão é fundamental.

Não é à toa que muitas empresas fecham suas portas nos primeiros anos de vida: não é fácil se estabelecer em um mercado em constante mudança e evolução. Um bom direcionamento estratégico também é essencial para que o gestor tome suas decisões de forma mais orientada.

A gestão de negócios é um meio de garantir uma boa caminhada para a empresa, envolvendo diferentes expertises e habilidades. 

Quer melhorar sua gestão de negócios? Continue a leitura desse artigo, onde você vai aprender:

  • O que é gestão de negócios?
  • Gestão de negócios: o que estudar
  • Cursos sobre gestão de negócios
  • Vale a pena estudar gestão de negócios?
  • Gestão de negócios na empresa: como empreender
  • Fortaleça sua gestão de negócios com um sistema completo

Boa leitura!

O que é gestão de negócios?

Gestão de negócios é uma área responsável por transformar as ações em objetivos concretizados. Para isso, é preciso que a gestão de negócios esteja presente em todos os departamentos da empresa, procurando alcançar diferentes níveis.

Essa categoria de gestão envolve atividades como planejamento, monitoramento, organização, controle e liderança. Portanto, ainda que possam ser habilidades pessoais, são competências que podem ser desenvolvidas.

É por isso que existem cursos e especializações focados na gestão de negócios: para auxiliar na formação de gestores, servindo como recurso para quem busca melhorar ou complementar suas experiências, desenvolvendo novas capacidades de gestão.

Gestão de negócios x Administração

Muitas vezes, as pessoas usam o termo gestão de negócios como um sinônimo para administração de empresas. Realmente, os dois conceitos são muito semelhantes, mas existe uma diferença sutil e importante entre ambas: as pessoas.

O conceito tradicional de Administração, de acordo com a teoria clássica de 1916, a administração tem cinco funções básicas:

  • Planejar
  • Organizar
  • Coordenar
  • Comandar
  • Controlar

Assim, a administração é uma ciência exata, movida completamente por decisões e fatores racionais. Portanto, faz uso de metodologias que permitam ao profissional (o administrador) atingir os objetivos da empresa, aplicando essas cinco funções.

Alguns exemplos de metodologias muito utilizadas na administração é a análise SWOT, utilizada para análise dos pontos fortes e fracos da empresa; o ciclo PDCA, para gestão de processos e a matriz GUT, para priorização dos projetos.

Porém, como mencionamos, a gestão de negócios tem esse termo, “gestão”, que muda um pouco a percepção e a forma de trabalhar do gestor, se comparado ao administrador.

Na gestão de negócios, o profissional tem uma preocupação muito grande em motivar e tirar o melhor de cada integrante da equipe. Assim, o fator humano é fundamental, enquanto que na administração, as atividades são mais mecânicas e racionais.

Entre as atribuições da gestão de negócios, além das funções da administração, se adicionam:

  • Treinamento de equipes
  • Resolução de conflitos
  • Feedback

Portanto, o papel do gestor de negócios está muito mais próximo do papel do líder, que de um administrador de empresas.

Gestão de negócios: o que estudar

A gestão de negócios é uma área dentro da Administração, ainda que seja mais abrangente. Por isso, é uma área de estudo bastante procurada por administradores que desejam aprofundar seus conhecimentos ou desenvolver habilidades de liderança.

A gestão de negócios também pode ser uma especialização adequada para profissionais de outras áreas, que buscam esse conhecimento para desenvolver o gerenciamento de seus próprios negócios, independentemente do porte ou segmento.

O conteúdo programático é bastante amplo, já que a gestão de negócios é uma versão “generalista” da Administração. Algumas disciplinas que você pode encontrar, são:

Cursos sobre gestão de negócios

Existem vários cursos, em diferentes modalidades (online ou presencial), que podem incrementar o conhecimento do administrador ou preparar outro profissional para empreender.

O Financial Times, jornal britânico, divulga todos os anos um ranking dos melhores cursos de gestão, em todo o mundo. Em 2019, três instituições brasileiras estão presentes, e são essas que vamos indicar:

Fundação Dom Cabral

A instituição ficou em 8º lugar nos cursos customizados (desenvolvidos sob medida para uma empresa, por exemplo), e 14º para cursos abertos.

A Fundação Dom Cabral (FDC) oferece cursos de curta e média duração, além de programas de pós-graduação e MBA.

Insper

Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia, o Insper ficou em 42º lugar para os cursos sob medida, e 46º para cursos abertos. Se comparado com 2018, a instituição teve uma boa melhora na classificação.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, oferece, também, uma formação executiva, com cursos de curta e média duração para uma rápida atualização do gestor.

Eaesp-FGV

A Escola de Administração de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, foi a única instituição brasileira que caiu algumas posições, em comparação ao ano anterior. Foi de 65º foi para 71º nos cursos sob medida. Para os cursos abertos, a instituição não entrou no ranking.

Com cursos de graduação, pós-graduação e oportunidades internacionais, você pode escolher entre especializações, MBA, mestrado ou doutorado, de acordo com seu momento de vida profissional e seus objetivos.

Vale a pena estudar gestão de negócios?

Se vale a pena estudar gestão de negócios? Sem dúvida!

Para quem deseja abrir uma empresa ou melhorar os resultados de seu negócio, as habilidades desenvolvidas nos cursos voltados à gestão são fundamentais.

Todo empresário de sucesso vai afirmar que uma boa gestão é imprescindível para os resultados da organização. Portanto, buscar a profissionalização do papel de gestor e líder é uma forma de atualizar seus conhecimentos, desenvolver expertises e amadurecer seu formato de trabalho.

A gestão de negócios é um conceito que possui ligação, também, com outros conceitos importantes para o mercado:

  • Empreendedorismo: o empreendedorismo é o “empurrão” que a pessoa precisa para abrir a sua empresa; a gestão de negócios é o que fará com que a empresa se mantenha aberta.
  • Liderança: inovar é palavra de ordem nesse mercado que muda constantemente. Seja em tecnologia, seja em comportamento de consumo, nem sempre implica em criar algo do zero, mas encontrar diferenciais competitivos que destaquem a empresa. O gestor de negócios tem, portanto, a constante busca, vontade ou exigência de inovar para se manter competitivo.
  • Inteligência de Mercado: falando em inovação e competitividade, a inteligência de mercado é um instrumento essencial na gestão de negócios, pois utiliza a análise de dados para embasar decisões mais assertivas.
  • Finanças: ainda que o gestor seja mais ligado à liderança do que o administrador, ele também precisa ficar de olho nos números para tomar decisões relacionadas à cortes ou investimentos, buscando a saúde financeira da empresa.

Dessa forma, estudar a gestão de negócios pode ser um importante diferencial em sua carreira ou, ainda, ser um fator-chave para o sucesso da sua própria empresa.

Gestão de negócios na empresa: como empreender

Agora que você já sabe o que é gestão de negócios e onde você pode formalizar seus estudos, vamos entender algumas etapas importantes, importantes na hora de empreender.

Se você ainda não tem uma empresa, mas tem o desejo de iniciar uma, comece a colocar todos os planos no papel, buscando construir um negócio sustentável e reduzindo os riscos. Vamos lá?

Crie um plano de negócios

Por mais que você tenha em sua mente tudo sobre sua empresa, bem como seu funcionamento, escrever e documentar tudo isso é fundamental para organizar seus pensamentos. Além disso, permite que você encontre potenciais riscos ou ameaças, antecipando algumas decisões para minimizar ou resolver esses desafios.

Outro ponto importante é que todas as pessoas envolvidas devem estar cientes do seu plano. Assim, poderão tomar decisões ou criar seus próprios planejamentos, a fim de buscar as mesmas metas e objetivos.

Leia também: O que o engajamento dos funcionários quer dizer para a sua empresa?

Então, antes de mais nada: elabore um plano de negócio!

Defina controles administrativos e financeiros

A gestão também envolve controlar investimentos, despesas e decisões relacionadas à administração da empresa.

Assim, o gestor precisa definir controles administrativos e financeiros, para melhor gerenciar as atividades e evitar custos desnecessários.

Alguns exemplos de controle que podem ser definidos estão relacionados com:

Fiscalize a contabilidade

A contabilidade da empresa é um setor básico, e deve ser acompanhado de perto pelo gestor. Isso porque ele traz informações consistentes sobre os resultados da operação, mas também porque é um setor de risco, caso sejam esquecidas algumas das obrigações legais.

Um “esquecimento” pode impactar na suspensão das atividades da empresa ou em multas muito agressivas, o que é bastante prejudicial aos negócios.

Uma solução é centralizar todos os dados em um sistema de gestão online, automatizando alguns processos e garantindo o cumprimento de todas as responsabilidades contábeis.

Implemente uma gestão de processos

Outra dica é utilizar o modelo de gestão de processos para mapear, organizar, controlar e melhorar constantemente as atividades da sua empresa.

Com uma gestão de processos você também padroniza as atividades, produtos e serviços, garantindo que o padrão de qualidade esperado seja atingido. Além disso, quando o método de trabalho é bem documentado, movimentações, como troca de equipes, afetam muito pouco a produtividade da empresa.

Assim, fica mais fácil manter sua operação a pleno vapor, ainda que existam dificuldades ou contratempos no setor de recursos humanos.

Divulgue sua empresa

Outro ponto fundamental em um planejamento é a divulgação da empresa. Especialmente para empresas novas no mercado, a estratégia de comunicação e marketing é essencial pra que o departamento comercial possa ter melhores resultados.

Dificilmente as pessoas compram produtos de marcas desconhecidas, mas toda empresa começa em algum lugar, certo? Invista na comunicação da sua empresa, reforce os diferenciais e as vantagens para o cliente e pense em ações promocionais para o lançamento de sua empresa.

Acompanhe o mercado

Por fim, acompanhe o mercado. O que isso significa?

O gestor deve estar atento às novidades, tendências e movimentações do mercado, seja em termos de economia, seja em comportamento de compra.

Participe de eventos, não deixe de se atualizar com cursos na área, troque experiências com outros profissionais. Assim, você poderá antecipar oportunidades e sair na frente dos concorrentes.

Fortaleça sua gestão de negócios com um sistema completo

A gestão de negócios é essencial para o sucesso da empresa. No entanto, você pode facilitar esse trabalho ao contar com sistemas de gestão que centralizam informações e oferecem relatórios gerenciais.

O sistema pode:

  • aumentar a produtividade da equipe;
  • garantir a integridade e a confiabilidade das informações;
  • ajudar na tomada de decisões estratégicas;
  • otimizar tempo e recursos dos profissionais;
  • reduzir custos;
  • aumentar a qualidade das entregas;
  • aumentar a satisfação dos profissionais reduzindo, até mesmo, o absenteísmo;
  • e muito mais!

Portanto, se você já abriu sua empresa, mas ainda não conta com um sistema de gestão, é hora de repensar!

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Você pode experimentar todos módulos para entender de que forma o sistema BomControle pode auxiliar na sua gestão. Faça um teste gratuito!

Conclusão

A gestão de negócios é uma área dentro de Administração, bastante ampla e que valoriza as pessoas para o desenvolvimento de uma empresa.

Com um papel forte de liderança, o gestor deve ser capaz de transmitir os valores do negócio para seus colaboradores, engajando-os na busca de objetivos em comum.

Quer mais dicas sobre gestão de pessoas, metodologias e ferramentas ou relatórios para acompanhar os resultados da empresa? Confira os artigos que recomendamos para você:

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.

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