Fidelizar clientes: um desafio para todas as empresa

Felix Schultz
Felix Schultz

Fidelizar clientes é importante para o crescimento e o sucesso de qualquer empresa. Porém, todos nós sabemos que essa tarefa não é nada fácil e perder clientes não é uma situação agradável para ninguém.

Por isso, as empresas precisam se adequar à realidade que se consolidou nos últimos anos. Houve uma verdadeira revolução tecnológica, que alterou os meios de comunicação e de controle das empresas. E, assim como o mercado mudou, a forma de pensar dos clientes também se alterou. Dessa forma, nos dias de hoje, não podem existir mais fronteiras entre o seu negócio e os seus clientes.

Então, neste post, traremos mais informações sobre os desafios que existem para o sucesso da fidelização dos clientes. Confira também o impacto da tecnologia nesse processo e a importância de manter clientes fiéis ao seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Como a evolução tecnológica afetou a fidelização de clientes?

Com a evolução da tecnologia, diversos costumes tiveram de ser mudados ou adaptados, e um deles foi a abordagem feita com os clientes. Em uma era dominada pela tecnologia, em que se valoriza a agilidade dos processos, acabou aquela fidelidade que se conquistava com o famoso cafezinho e uma longa conversa.

Hoje as coisas mudaram, e os clientes demandam soluções de baixo custo com efeito cada vez mais imediato. Para suprir essas exigências, muitos negócios já atendem seus clientes 24 horas por dia, 7 dias da semana, pois entendem que ele não pode esperar, pois isso pode causar prejuízo a ele, o que pode levá-lo a procurar a concorrência.

Dessa forma, é essencial que seus profissionais de vendas saibam que sua função não é apenas vender, mas também ter um bom relacionamento com seus clientes. Afinal, sem esse contato amigável, as chances de engajar os consumidores são menores.

Por isso, é necessário que haja uma colaboração maior entre os setores da empresa para fidelizar clientes. Seja para dar a devida atenção ou proporcionar agilidade nos processos para oferecer as melhores soluções possíveis a baixo custo.

Qual a importância de ter clientes fidelizados?

De acordo com estudo da Escola de Administração de Empresas da Universidade de Harvard, reter 5% dos clientes pode levar a um aumento de 25% a 95% dos lucros de uma empresa. Assim, vemos como a fidelização de clientes é algo importante para qualquer empresa que almeja o sucesso no mercado atual.

Além disso, manter um cliente fiel a sua marca é garantia de venda e de saber o valor do ticket médio dele, informação de grande relevância estratégica para o seu negócio. Já a busca de um novo cliente no mercado acaba custando mais caro para uma empresa, pois novos consumidores não trazem receita inicialmente.

Existe todo um processo de prospecção e fechamento do negócio. Sem falar que o ticket médio dele, na maior parte das vezes, é menor do que o de um cliente fiel. É claro que prospectar novos clientes é algo vital para o sucesso de sua empresa, mas manter uma estratégia de fidelização é ainda mais importante.

Como conseguir fidelizar clientes?

Em meio a um mercado bastante competitivo, existem algumas ações que podem fazer toda a diferença no momento de conquistar e reter um cliente. Confira algumas delas a seguir:

1. Identifique suas necessidades

Entender as necessidades e as prioridades dos seus clientes pode ser um excelente diferencial da sua empresa. Dessa forma, é importante saber que o seu cliente não está interessado em um parceiro ou um fornecedor que queira vender apenas quando precisa, mas que esteja preparado para atendê-lo a qualquer momento.

2. Demonstre atenção

Fazer uma surpresa para seu cliente pode mostrar que você é um bom parceiro de negócio, e isso pode ser uma oportunidade para ganhar e estreitar o vínculo entre as partes. O envio de brindes, presentes personalizados e ofertas especiais costumam ser vistos com bons olhos pelo seu cliente.

3. Comunique-se de forma ativa e humanizada

Existem vários recursos tecnológicos que permitem contato constante com seus clientes, seja por e-mail, ligação telefônica, anúncios ou publicação de conteúdos que sejam de interesse deles. No entanto, é preciso garantir que todas essas interações sejam agradáveis, tenham um tom pessoal e humanizado e que ocorram periodicamente, não somente quando desejar vender.

4. Treine suas equipes

Nunca coloque uma equipe sem treinamento para ter contato com seus clientes! É muito importante contar com colaboradores preparados para isso. Assim, é essencial mostrar a eles o quão valioso um cliente pode ser para o seu negócio e instruir a sua equipe sobre como conseguir a confiança e a fidelização de um cliente. Tudo isso vai impulsionar a produtividade do seu time de vendas, garantindo que seus objetivos sejam atingidos.

5. Promova atendimentos exclusivos

Um cliente fiel merece atendimento exclusivo, pois consumidores como ele trazem boa parte da receita do seu negócio. Por isso, procure investir em algo que faça seu cliente se sentir valorizado. Descontos exclusivos, programas de fidelização, ofertas ou até mesmo convite para eventos promovidos pela sua empresa são boas ideias de agrados que costumam encantar os clientes.

Programas de fidelização funcionam mesmo?

Os programas de fidelização estão entre as estratégias que mais dão resultados quando o objetivo é manter seus clientes conectados a sua marca.

No entanto, para gerar o real engajamento de clientes, é necessário oferecer aquilo que eles, de fato, desejam. Sendo assim, sua empresa deve manter uma comunicação direta, além de conhecer os anseios deles.

É essencial desenvolver regras bem claras para esses programas e utilizar com responsabilidade as informações obtidas. Nesse sentido, não há nada melhor do que utilizar um CRM para colaborar também com essa estratégia.

Afinal, ele detém todo o histórico do cliente, suas informações, os atendimentos prestados, suas propostas, negociações, entre outros dados que permitirão a sua empresa tratá-lo de forma especial.

Fidelizar clientes é um desafio para a maioria das empresas, mas vimos que é possível vencê-lo! Com isso, você pode melhorar as vendas e ainda a imagem da sua marca diante do mercado. Por isso, não poupe esforços nessa tarefa, pois os resultados serão os melhores para o seu negócio!

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Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.