CRM ou ERP: qual é a melhor solução para a sua empresa?

A gestão de empresas está diretamente relacionada com a adoção de tecnologias para controle de processos e relacionamento com o cliente, sendo essencial definir quais soluções são mais relevantes para o negócio, como um CRM ou ERP.

A definição depende de compreender quais as particularidades dessas soluções e como elas podem contribuir na gestão do negócio. Pensando nesses desafios do gestor, explicamos a seguir quais as características de cada opção e como escolher entre elas. Acompanhe!

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Quais as diferentes entre CRM e ERP?

Inicialmente vamos entender do que se trata o CRM. A sigla significa Costumer Relationship Management, que pode ser entendida como gestão de relacionamento com o cliente, sendo essa a principal característica da ferramenta. O sistema tem funcionalidades destinadas a organizar e automatizar processos relacionados com a base de leads e clientes.

O CRM é focado nos processos de vendas, marketing e relacionamento, de forma a auxiliar as atividades relacionadas a essas áreas e também no monitoramento dos resultados ligados a elas. Entre as funcionalidades disponíveis estão:

  • base de dados dos consumidores unificada;
  • organização e operação do funil de vendas;
  • fluxos de relacionamento com o cliente, como e-mail marketing e segmentação;
  • histórico de interações com cada cliente em tempo real;
  • acompanhamento das métricas de marketing digital;
  • definição de leads mais qualificados;
  • geração de relatórios de desempenho das vendas e estratégias de marketing.

O ERP (Enterprise Resource Planning), traduzido como planejamento de recursos da empresa, é uma solução diferente. Esse software está relacionado com a gestão dos processos operacionais do negócio, como emissão de nota fiscal, pagamento de fornecedores, controle de estoque e outros.

Apesar de ser benéfico para as áreas de vendas e marketing, o foco desse sistema é auxiliar os departamentos de RH, contabilidade, produção, administração, estoque e outros. Entre as principais características do ERP estão:

  • organização dos processos operacionais da empresa;
  • aumento da produtividade de diferentes equipes;
  • redução dos custos de operação;
  • unificação dos dados e informações gerenciais;
  • análise de dados e auxílio às decisões estratégicas.

Dessa forma, pode-se considerar que o CRM é usado principalmente para questões focadas no relacionamento com o cliente, enquanto o ERP é usado em áreas mais gerenciais e administrativas da empresa.

Como escolher entre CRM ou ERP para a empresa?

Tanto o CRM quanto o ERP têm uma série de benefícios para as empresas, que fazem com que a adoção desses sistemas proporcione melhorias bastante significativas nos resultados do negócio. Conheça mais sobre eles a seguir.

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Benefícios do CRM

O CRM proporciona muitas vantagens na área de relacionamento com o cliente, permitindo uma gestão muito mais eficiente ao realizar o controle dos contatos e histórico, além de poder ser usado para operacionalização do funil de vendas, tornando a experiência de compra do consumidor mais satisfatória.

Na área comercial, por sua vez, os benefícios estão relacionados a maior organização dos contatos, que permite que os vendedores vejam as informações em tempo real durante os atendimentos e ainda que abordem leads que estejam mais qualificados para realizarem as compras, aumentando as vendas.

No marketing, o benefício refere-se ao controle mais rígido das estratégias desenvolvidas, permitindo um acompanhamento detalhado das ações para identificar quais são as mais eficientes e que geram resultados mais expressivos para a empresa, podendo direcionar o orçamento para as práticas mais vantajosas.

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Benefícios do ERP

O ERP, por sua vez, tem benefícios mais relacionados com a gestão do negócio como um todo, pois consiste em um software que tem como objetivo fazer a integração entre áreas e também gerenciar o funcionamento de processos básicos do negócio, como pagamento de contas, notas fiscais, estoque e outros.

Esse sistema também proporciona vantagens relacionadas ao aumento de produtividade dos colaboradores, redução dos custos operacionais do negócio, maior transparência na gestão, padronização de processos, unificação das informações e outros.

Ao possibilitar essas questões, o ERP também está relacionado a uma maior capacidade estratégica na tomada de decisão dos gestores, pois gera relatórios que consideram dados realistas de todos os departamentos da empresa e a análise para emissão de diagnósticos mais confiáveis.

Dessa forma, tanto o CRM quanto o ERP apresentam vantagens significativas para a empresa, sendo que a escolha entre um ou outro sistema depende de quais são as questões mais urgentes identificadas.

Por exemplo, se problemas estratégicos têm prejudicado a captação e retenção de clientes, diminuindo as vendas, o CRM é a solução mais adequada. Caso as dificuldades de gestão sejam mais significativas e restrinjam o crescimento, deve-se avaliar a adoção de um ERP. Caso as duas questões sejam prioritárias, há também como optar pela integração.

Por que integrar ERP e CRM?

O ERP caracteriza-se por ser um software bastante completo e que permite a integração com outras ferramentas para que possa atender também a demandas mais específicas do negócio e melhorar os resultados obtidos.

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Assim, uma solução possível é optar pela integração entre ERP e CRM, de forma que o primeiro contribua na área gerencial da empresa, viabilizando a estruturação, otimização e padronização dos processos, gerando resultados significativos nas áreas administrativas da empresa, enquanto o segundo gera retorno ao melhorar o relacionamento com leads e clientes.

É preciso avaliar quais as demandas mais urgentes do negócio e definir qual modelo é mais vantajoso. A opção pela integração entre as duas ferramentas de fato apresentará melhorias nos diferentes departamentos da empresa.

O CRM contribuirá mais diretamente com os resultados de vendas e marketing, mas é relevante destacar que a implantação do ERP também influenciará essas áreas por integrá-las às demais e unificar a operacionalização. Nesse caso, haverá benefícios para esses setores no que diz respeito ao desenvolvimento de processos padronizados que geram aumento da produtividade e redução dos custos.

A opção pela integração também pode ser a mais indicada caso a empresa esteja adotando um modelo de inbound marketing que exija acompanhamento de fluxos de nutrição de leads, pois ambas as soluções vão contribuir para uma implantação mais completa dessa estratégia.

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Para decidir entre CRM ou ERP é essencial que os gestores façam um diagnóstico realista das necessidades da empresa, pois a decisão vai impactar diretamente os resultados do negócio e as possibilidades de outros investimentos. Não há como afirmar se uma ou outra solução é a melhor, pois elas atendem a demandas distintas que podem existir na companhia.

Quer saber mais sobre como a adoção de um CRM ou ERP pode ser determinante no sucesso do seu negócio? Entre em contato com nosso time de especialistas!

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