Crescimento escalável: 5 maneiras de alcançá-lo por meio da gestão comercial

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Os modelos de negócios atuais e as novas maneiras de pensar das empresas têm feito surgir uma tendência interessante: a possibilidade do crescimento escalável.

Essa ideia diz respeito à capacidade de a empresa aumentar as suas vendas e o seu alcance de clientes sem, necessariamente, ter que elevar os seus investimentos — ou seja, crescer de forma sustentável.

Conseguir isso, contudo, demanda um trabalho dedicado e inteligente na hora de conduzir as ações da empresa. Portanto, para te ajudar, neste post veremos como conseguir a escalabilidade de um negócio por meio de 5 técnicas de gestão comercial eficientes. Confira!

1. Automatizando processos do cotidiano

Empresas que conseguem um crescimento escalável relevante estão sempre muito ligadas à tecnologia, justamente por ser esse um recurso que potencializa as suas possibilidades, até no dia a dia de trabalho. E a automatização de processos é parte disso, fazendo com que as demandas sejam cumpridas com mais eficiência e uma margem de erros bem menor.

O uso de sistemas ERP, por exemplo, permite que os colaboradores desempenhem uma série de trabalhos de maneira bem mais prática, eficiente e com melhor visualização do andamento dos processos. Além disso, as soluções tecnológicas são capazes de minimizar a incidência de erros — algo fundamental, tendo em vista que, em alguns momentos, isso pode significar perdas financeiras.

Essa maior clareza e velocidade, por sua vez, têm influência em uma questão fundamental aos negócios: a produtividade. E, naturalmente, se há um aumento da produtividade, a empresa pode se desenvolver e entregar mais produtos ou serviços aos clientes.

Tudo isso é possível com um investimento muito vantajoso em relação aos resultados que serão entregues. E o melhor: feito apenas uma vez, com um ótimo custo-benefício a longo prazo.

2. Buscando bons prestadores de serviço

Um negócio precisa ter bons parceiros, que ofereçam serviços comuns ao dia a dia por preços mais em conta e em esquemas de trabalho mais eficientes. Para isso, é importante manter sempre um contato e criar uma espécie de fidelidade com empresas prestadoras de serviço.

Se a sua companhia é um e-commerce e tem alta demanda de entregas de produtos, por exemplo — situação muito comum atualmente —, é fundamental ter um parceiro de entregas que cumpra com esse volume de pedidos. Assim, é possível atender a todos os clientes com eficiência, sem precisar buscar serviços que ofereçam essa qualidade, mas com um maior investimento.

O ideal, portanto, é estabelecer parcerias. O e-commerce se manterá fiel a uma empresa de logística eficiente, que pode não ganhar mais por cobrar preços maiores, mas terá um cliente certo. Em contrapartida, a loja online melhorará os seus serviços, garantindo um crescimento escalável.

Tal relação pode ser ainda mais vantajosa para o e-commerce se o seu parceiro de entregas for uma empresa de renome. Afinal, essa condição agrega credibilidade à empresa.

3. Trabalhando com uma visão de futuro

A empresa que busca a escalabilidade precisa ter como filosofia o pensamento a longo prazo. Afinal, conseguir esse desenvolvimento atingindo mais pessoas geralmente demanda certo planejamento, paciência e visão estratégica.

O crescimento escalável pode ser obtido em qualquer tipo de negócio, até naqueles cujo mercado está mais cheio. E é justamente esse fator que deve reger os processos de gestão para atingir mais pessoas com uma proposta diferente ou, simplesmente, mais eficiente — mas sem que isso tenha mais custos.

Por vezes, boas oportunidades são dispensadas pelo fato de o mercado em questão apresentar muita concorrência. Entretanto, a escalabilidade é alcançada quando algo de diferente é feito, sem que isso signifique altos investimentos financeiros.

Sendo assim, não há problema em ter muitas outras empresas disputando espaço no mesmo segmento. O foco deve ser a entrega de algo inovador e que atenda ao público.

Em outras palavras, todas as decisões de uma organização devem ser feitas pensando nas possibilidades de crescimento no futuro. Isso, sim, fará com que ela se destaque e cresça!

4. Identificando as demandas dos clientes

Uma empresa que visa o crescimento escalável também deve estar sempre atenta ao que os seus clientes precisam. Afinal, saber cumprir com as demandas de quem, realmente, consome seus produtos é essencial para conseguir expandir o negócio.

O raciocínio é simples: se essas são as necessidades do seu público atual, por que não serão também de outras pessoas que ainda não foram atingidas por você? Geralmente, os consumidores de um mercado específico têm desejos em comum.

Saber atender a essas demandas permite ao seu negócio continuar fazendo um trabalho relevante que, naturalmente, alcançará ainda mais pessoas, permitindo que a empresa se consolide no mercado. Desse modo, a amplitude será atingida sem que isso signifique a busca por novos investimentos de grande porte.

5. Contratando pessoas capacitadas e talentosas

Ter melhores procedimentos dentro da empresa e conseguir uma produtividade alta também depende, é claro, das pessoas que estão envolvidas nos processos. Logo, é fundamental que a empresa esteja pronta para buscar os melhores talentos.

Por estarem sempre entregando um bom rendimento, profissionais qualificados são capazes de elevar o status de um negócio e, o principal: trazer-lhe inovação. Além disso, busque sempre ter gestores que consigam conduzir esses funcionários da melhor forma possível.

Tão importantes quanto bons sistemas de trabalho são as pessoas que sabem adequar os colaboradores às visões estratégicas, tirando o melhor deles e fazendo com que a empresa cresça com isso.

Nada é capaz de substituir pessoas bem preparadas e dispostas a entregar o máximo em prol o desenvolvimento corporativo. Logo, cercar-se dos melhores é o que uma empresa que deseja crescer deve se preocupar prioritariamente!

Enfim, buscar a amplitude de possibilidades e a excelência na condução de negócios, desenvolvimento de produtos e oferta de serviços é o caminho mais certo para a busca da escalabilidade.

Custos altos para buscar crescimento vão acarretar na demora para recuperar esse capital, e o maior lucro pretendido vai demorar mais tempo para, de fato, ser concretizado. Mas, como vimos, o crescimento escalável vai na contramão disso, oferecendo possibilidades concretas, mais rápidas e sustentáveis financeiramente.

Então, gostou deste artigo? Agora que você já sabe mais sobre escalabilidade, aproveite para descobrir quais são as melhores práticas para o setor comercial da sua empresa!

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