Comprando online com segurança

As compras online são uma ótima maneira de comparar preços, encontrar pechinchas e economizar dinheiro em qualquer lugar, através de uma conexão de dados da Internet ou móvel. Mas à medida que sua popularidade aumenta, também aumentam os riscos, com mais e mais pessoas tentando enganar o potenciais compradores ou roubar os detalhes do cartão de crédito. Felizmente, se você seguir algumas regras simples, poderá ter uma experiência de compra online segura e protegida.

Ainda temos algum receio de comprar na internet. Seja uma peça de roupa ou um celular, temos sempre que verificar a reputação da pessoa ou loja e mesmo assim muita gente acaba comprando gato por lebre.

Estas são algumas maneiras muito simples de comprar online com segurança que você pode usar todos os dias:

1- Pesquise varejistas online para se certificar de que eles são legítimos.

2- Verifique se o site está seguro (o site tem que ter https no início)

3- Conheça os seus direitos e a política de devoluções da empresa.

4- Mantenha a proteção contra vírus e software atualizada e use senhas fortes para contas online.

5- Não use a rede Wi-Fi pública. A não ser que esteja utilizando uma VPN para proteger de ataques.

6- Pague usando um cartão de crédito. Você terá mais proteção. Alternativamente, serviços online como o PayPal significam que os golpistas não conseguirão obter seus dados bancários.

Seja esperto. Se um negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente é fraude.

 

Pesquise o site e o vendedor

Existem milhares de sites para fazer compras na internet, muitos com vendedores independentes. A maioria deles é perfeitamente legítima, mas identificar os fraudulentos exige um pouco de pesquisa.

Se você estiver usando um site que não usou antes, pesquise-o online para ver se ele têm algum feedback negativo. Para vendedores independentes em um site, você pode conferir suas avaliações online em um site como o TrustPilot.

Os sites de comércio eletrônico mais conhecidos são certamente mais confiáveis, mas podem ser vulneráveis a ataques de pharming. Você pode descobrir os riscos pesquisando sobre este tipo de golpe.

 

Devoluções e falsificações

Há também algumas informações que você deve descobrir antes de comprar online.

Quanto tempo demora a entrega e de onde o item está sendo enviado? Um vendedor com sede no Reino Unido ou na Europa deve ser capaz de entregar dentro de um mês para o Brasil apenas. Outro fator para se ter em conta são os impostos sobre a importação.

Leia também:  Projeção de vendas - qual a importância no seu negócio e como fazer

Qual é a política de devoluções? Se o site não parecem ter uma, você deve pensar duas vezes antes de comprar. Saber o que é a política de venda e os Termos e Condições irá ajudá-lo(a) se algo não for entregue ou se for quebrado, mesmo que o vendedor não esteja tentando enganar.

 

Kit: E-book 5 pontos que todo empresario deveria saber

Veja nosso e-book 5 pontos importantes que todo empresario deveria saber.

5-pontos

 

Segurança online

Existem várias coisas que você pode fazer para garantir a sua segurança online.

Certifique-se de que o software e a proteção antivírus estejam atualizados. As atualizações geralmente contêm alterações que ajudam a lhe proteger dos dispositivos de golpistas e criminosos online.

Escolha sempre senhas fortes para suas contas online, usando uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Usar uma frase ou sentença é uma boa prática.

 

O que são os golpes de site pharming

Você também deve estar ciente dos golpes de pharming, em que os fraudadores atacam o site que você está tentando usar.

Parece que você acessou o website correto, mas é uma versão falsa projetada para roubar suas informações. Fique atento(a) a endereços estranhos com uma seleção de números ou uma ortografia diferente.

Basta seguir estas dicas e você poderá comprar online com segurança e encontrar os melhores preços.

Envie ou compartilhe este artigo
Complemente sua leitura