Como escolher um ERP para minha empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

Um sistema ERP (Sistema de Gestão Empresarial) é uma solução essencial no mercado empresarial, cada vez mais competitivo. É um mito acreditar que o ERP é importante apenas para grandes empresas. Mesmo pequenas empresas podem se beneficiar com a utilização de um ERP, principalmente se esse sistema é modular e pode crescer à medida que o seu negócio se expande.

Uma solução ERP pode ajudar a organizar, automatizar e transformar o modo como sua empresa trabalha. Pode ser essencial para aumentar a sua produtividade e facilitar o crescimento do seu negócio. Entretanto, para que tudo isso realmente ocorra, é importante saber como escolher um ERP.

Como o ERP estará vinculado a todos os aspectos do seu negócio, do financeiro ao service desk, é importante adquirir o maior número de informações possíveis. Para ajudá-lo nessa decisão, neste artigo preparamos algumas perguntas que devem ser feitas para a escolha de um ERP. Veja a seguir!

Quais são as funcionalidades necessárias do ERP?

Qual é o seu objetivo em adquirir um software de ERP? Que problemas você busca resolver com esse sistema? Tenha em mente as funcionalidades que a sua empresa precisa antes de começar a escolher um ERP.

Todas as empresas têm algumas áreas em comum, como a gestão financeira, por exemplo. No entanto, é importante listar quais são as especificidades do seu negócio, pois elas serão determinantes para escolher um ERP que atenda a suas necessidades sem um grande número de customizações.

Um ERP que não tenha as funcionalidades necessitadas pelos seus colaboradores vai dificultar sua adoção, gerar insatisfação e levar seu investimento por água abaixo, deixando sua empresa numa situação ainda pior que a anterior à instalação do sistema.

O ERP precisa ser integrado a outros sistemas?

Além do próprio sistema ERP, considere os outros aplicativos que são usados na sua empresa, como o Microsoft Office e o Outlook, por exemplo. Você vai querer que eles se integrem de forma simples para permitir um fácil compartilhamento de dados entre todos eles.

A longo prazo, isso será essencial para economizar tempo e recursos. Além disso, uma boa integração facilita a adoção dos colaboradores e garante os resultados esperados com o ERP. Lembre-se: o ERP só é uma boa solução se ele melhora seu fluxo de trabalho! Não crie mais obstáculos para os seus funcionários!

O armazenamento deve ser local ou na nuvem?

Uma consideração que deve ser feita é se o sistema ERP deve ser instalado localmente ou utilizado na nuvem. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, que devem ser observadas de acordo com a necessidade do seu negócio.

Um ERP local terá um alto custo de instalação inicial, mas um menor gasto com manutenção a partir disso. Do contrário, um sistema na nuvem tem um baixo investimento inicial, mas apresenta custos de manutenção maiores.

O ERP atende a suas necessidades futuras?

O sistema ERP é um investimento a longo prazo e, como tal, deve conseguir crescer junto com a sua empresa. Não considere apenas as funcionalidades que você precisa hoje em dia, mas a que provavelmente pode vir a precisar em seis meses, um ano ou mais.

Você deve escolher um ERP que seja suficientemente ajustável a novos negócios em desenvolvimento, ao mesmo tempo que seja escalável para incluir novos usuários.

O custo de troca de um sistema ERP não envolve apenas o preço da instalação do sistema em si, mas também os gastos com treinamento e tempo perdido, além de possíveis problemas na migração de dados. Escolha um ERP que vai lhe proporcionar a longevidade que esse sistema precisa!

O ERP oferece customização?

Para ser competitiva no mercado atual, sua empresa precisa se adaptar e, ainda mais importante, fazer isso de forma rápida.

Se sua empresa está em um nicho específico, ou precisa acompanhar mudanças rapidamente, você precisa adquirir um sistema ERP que permita a personalização e configuração interna de forma simples e ágil, de modo a atender suas necessidades desde o momento da instalação.

Um dos principais benefícios de um sistema ERP baseado em nuvem é a sua natureza modular, que vai permitir a sua empresa a otimizar e personalizar o software para suas necessidades específicas de trabalho.

Apesar disso, fique atento para não cair na armadilha de adquirir muitas opções de customização que não são realmente fundamentais e aumentarão o seu custo total de instalação do sistema. Fique atento à sua lista de necessidades para não adquirir módulos que não terão todo o seu potencial utilizado!

O ERP oferece uma versão de demonstração?

Conheça o fornecedor do ERP e obtenha uma demonstração prática do sistema, que permita a você e sua empresa experimentar todas as funcionalidades de cada módulo do sistema.

Uma dica é incluir colaboradores de vários setores na versão teste do ERP, que usarão o sistema após a instalação, de modo a verificar e avaliar o quão bem o software atenderá os processos da sua empresa.

O suporte que você recebe durante a demonstração também é essencial para conhecer como será o contato com o fornecedor do ERP durante a instalação e a longo prazo, imprescindível para garantir os resultados esperados pelo seu negócio.

Qual é o real preço de instalação do ERP?

Ao pensar em como escolher um ERP, lembre-se de que o investimento total não está restrito apenas ao plano mensal da empresa contratada. Considere quanto a instalação do sistema custará em cada estágio de adoção.

Para entender o Custo Total de Propriedade (TCO) envolvido, é bom destrinchar os custos envolvidos em cada etapa, como implementação, customização, treinamento e hardware adicional para uma solução local ou investimento em um maior plano de internet para soluções na nuvem.

Ao responder essas perguntas, você estará no caminho certo para decidir como escolher um ERP. Pode parecer um pouco assustador a princípio, afinal, escolher um ERP é uma das decisões de negócios mais importantes que sua empresa terá que fazer.

Contudo, se você tem seus objetivos claros e coletou as informações necessárias, você tomará a decisão certa e conseguirá liberar um grande potencial de crescimento para o seu negócio! Caso ainda tenha dúvidas, ou queira receber mais informações a respeito do tema, assine a nossa newsletter e continue tendo acesso a nossos artigos!

Click here to see our sample offer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *