Saiba como otimizar seus custos com transações bancárias

Felix Schultz
Felix Schultz
Homem com celular na mão realizando transações bancárias

Reduzir os custos é uma das prioridades das pequenas e médias empresas que buscam manter seu caráter competitivo no mercado. Alguns gastos podem se mostrar ocultos e demandar muitos recursos da empresa sem que o gestor perceba.

As empresas precisam utilizar serviços financeiros para operar: seja na compra de insumos ou venda de mercadorias.

Isso significa que todas as atividades que envolvam valores precisam, em algum momento, entrar em contato com as instituições financeiras. Sendo assim, não é de se estranhar que a soma dos lucros dos bancos em 2016 ultrapassou os 50 bilhões de reais! Parte desse dinheiro vem das tarifas pagas pela sua e por outras empresas do mercado para utilizar os serviços bancários.

Neste post, você vai aprender como reduzir seus gastos ao evitar algumas taxas que podem ter um grande impacto nos custos bancários de uma pequena e média empresa. Acompanhe o post.

Abra uma conta jurídica

Mesmo que contas jurídicas apresentem maiores tarifas em comparação às contas pessoais, elas podem auxiliar o gestor a não cometer um erro clássico em pequenas e médias empresas: misturar as despesas pessoais com as do negócio e prejudicar a companhia.

A abertura de uma conta jurídica ainda pode trazer uma série de benefícios para a empresa que não existe no modelo pessoal, como empréstimos a juros menores e condições de negociação. Ao pesar ônus e bônus, esse modelo pode sair mais barato para o empreendedor.

Escolha um pacote de serviços adequado

Ao abrir uma conta, será oferecida uma série de serviços prometidos pelo atendente como indispensáveis para a sua empresa, mas, geralmente, isso não é verdade. Para não cair em armadilhas, é importante que você conheça as necessidades reais do seu negócio.

É interessante fazer um levantamento dos serviços que sua empresa precisará e utilizá-lo no dia a dia de suas operações. Existe uma lista de pacotes que podem ser adquiridos e cabe a você verificar qual é o mais adequado à situação atual do seu negócio.

Analise os produtos ofertados

Quando fazem parte de um pacote, alguns produtos ficam com valores mais atrativos. Porém, o ideal é observar individualmente cada produto oferecido pela instituição financeira. Isso evita adquirir aqueles de que não necessita e que vão pesar no seu bolso.

Pesquise entre todas as instituições qual possui os melhores valores pelos produtos. Em alguns casos, é possível realizar a utilização de mais de uma empresa prestadora de serviços bancários de acordo com o que cada uma delas disponibiliza aos clientes. Isso é comum para quem escolhe contratar fintechs (empresas de tecnologia do setor financeiro).

Negocie sempre

Negociar é a chave para economizar mais. Assim como um bom cliente terá crédito e condições melhores em sua empresa, você poderá buscar esses benefícios junto à instituição financeira também.

Você pode apresentar seu histórico como cliente e buscar descontos e melhores taxas. Caso não consiga, repense suas opções e analise levar suas transações para outras empresas que proporcionem uma maior economia.

Pesquise alternativas no mercadoClick here to see our sample offer!

Por conta de tarifas excessivas, muitas empresas estão buscando alternativas para otimizar seus custos com transações bancárias e economizar na hora de movimentar valores. Você já parou para pensar quanto gasta com taxas bancárias todo mês?

Os pequenos e médios empreendedores costumam começar seus negócios com pouco dinheiro e manter serviços bancários torna-se um custo bastante alto, porém, existem alternativas mais econômicas no mercado como as fintechs e as contas digitais.

Trocar de instituição bancária não pode ser visto como uma dor de cabeça ao empreendedor, pois, muitas vezes, isso pode trazer ótimas vantagens depois do período de adaptação ao novo prestador de serviços.

Aposte nas contas digitais

As fintechs, como são chamadas as empresas de tecnologia com foco nas finanças, se desenvolveram muito nos últimos anos. Hoje, já é possível encontrar todos os serviços realizados pelas organizações bancárias em empresas digitais.

As principais vantagens de se contar com esse tipo de serviço são as taxas mais acessíveis aos clientes e o foco em entregar soluções modernas e tecnológicas para as empresas.

O diferencial das fintechs em relação aos bancos tradicionais fica por conta do fato de que a administração da conta pode ser realizada pela internet. Isso reduz os custos de atendimento, caixas eletrônicos e toda uma infraestrutura mantida pelo banco e propicia melhores taxas para o usuário.

Dentre as principais vantagens desse modelo em relação ao de uma conta tradicional podemos citar:

Simples para abrir e encerrar

Não é necessário se dirigir até agências lotadas e munido de dezenas de documentos e fotocópias para realizar a abertura de uma conta digital. É possível abri-la agora mesmo pela internet com um smartphone, basta entrar no site de alguma fintech.

 Fácil de utilizar

Assim como a abertura, sua utilização é muito simples: basta um dispositivo eletrônico e acesso à internet para realizar todas as suas transações e demais operações.

Segurança

A segurança é garantida pelas empresas porque investem pesado nas mais modernas ferramentas de hardware e software de proteção, podendo manter seu dinheiro a salvo.

Conveniência

Ir ao banco é uma rotina estressante e cansativa: você enfrenta filas imensas, atendentes mal humorados e perde horas e horas do seu tempo para resolver coisas simples. Já na conta digital tudo pode ser resolvido de sua cadeira pela internet.

Mais economia

Sua principal vantagem em relação à conta tradicional são as taxas menores e muitas vezes tarifas zero. O custo-benefício de uma conta digital é melhor do que a concorrente tradicional.

Independentemente se você vai optar por uma conta digital ou tradicional, ainda assim existirão custos com as transações, por isso é importante avaliar cada aspecto que apontamos nos tópicos acima.

As transações bancárias são essenciais para as atividades da empresa, mas sempre se pode pagar menos por bons serviços. Esperamos que, após a leitura deste post, você possa ter visualizado as vantagens das fintechs para otimizar os seus custos e consiga avaliar melhor como otimizar os gastos com as operações financeiras de sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe outros assuntos sobre finanças, seguindo as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.