Regras de negócio: por que automatizar na sua empresa?

Felix Schultz
Felix Schultz

Toda empresa possui suas regras de negócio. E elas são passadas continuamente para seus colaboradores em treinamentos, seminários, reuniões ou outros tipos de eventos internos. Durante décadas, a melhor forma de ensinar as normas adotadas pelos setores era por meio de manuais, cartilhas e documentos. Agora, a automatização é a bola da vez.

A automatização nada mais é do que contar com a tecnologia para que ela direcione a tomada de decisões. Na prática, um software terá todas as informações sobre os procedimentos do negócio e, por meio do cruzamento de dados, políticas e análise de ganhos, ele fornecerá uma solução para o problema apresentado. Quer entender mais sobre as vantagens disso tudo? Continue a leitura!

O que são regras de negócio?Click here to see our sample offer!

Se você tem um setor de vendas, certamente já recebeu dezenas de vendedores com as mesmas dúvidas: “dá para dar um desconto de 10%? Posso aumentar o prazo do boleto?”. Na área de recursos humanos também é natural ficar indeciso sobre: tempo mínimo para férias, horas extras, demissões, contratações, etc.

Para cada resposta ideal para esses questionamentos existe uma regra de negócio por trás. Não dá para dar descontos aleatórios, tampouco aumentar o prazo de um boleto, cujo cliente não é um bom pagador, por exemplo. A mesma coisa no RH. Seus gestores precisam saber qual é a hora certa de conceder férias ou iniciar um ciclo de contratações.

Por isso, quando você estipula que descontos maiores de 5% não podem ser concedidos para clientes em atraso ou não aumentar o prazo do boleto para cadastros novos ou ainda que as contratações só podem acontecer no início de cada mês, você está determinando as regras do seu negócio.

Pensando assim, parece fácil. Porém, você consegue imaginar de quantas regras o seu negócio é feito? São inúmeras. Elas são fundamentais para dar direcionamento à tomada de decisões de vários setores. Por isso, a automatização é tão crucial para o bom andamento dos processos.

Por que automatizar as regras do negócio?

Você precisa ter em mente que as grandes decisões sempre serão tomadas pelas pessoas. Todavia, a tecnologia facilitará o caminho e direcionará para as melhores soluções. Com a implantação de um sistema de regras de negócio dá para centralizar dados, rotinas, processos e, por fim, deliberar da forma mais adequada. Veja as maiores vantagens da automatização na sua empresa.

1. Garantir a política e regulamentação

Criar e manter uma empresa no Brasil não é tarefa das mais fáceis. Por isso, é fundamental que os seus funcionários entendam o quanto você lutou para chegar onde está e o peso que cada procedimento tem para manter o sucesso do negócio. Logo, automatizar as regras garantirá que a política e regulamentação da sua empresa sejam seguidas e os riscos das operações minimizados.

2. Dar autonomia aos colaboradores

Cada profissional tem o seu papel e ter autonomia é um fator relevante para se sobressair nas negociações. Uma carreira bem-sucedida dentro da empresa é perfeitamente possível quando as regras de negócio são automatizadas e o colaborador tem acesso rápido e direto às soluções dos seus processos, sem precisar perder tempo com ligações, e-mails ou consultas às chefias.

3. Tornar ágil a tomada de decisões

Ser ágil é imprescindível para se destacar da concorrência e conquistar o mercado. Já pensou um promotor que não sabe responder ao cliente se é possível pagar a unidade do cartão de crédito de uma única vez? Provavelmente, a empresa vai perder a oportunidade de receber na íntegra o valor e o cliente acabará parcelando sua anuidade. Um sistema automatizado terá todas as informações necessárias para que o colaborador possa tomar as decisões sem perder grandes negócios.

4. Alterar rapidamente as regras

A reforma trabalhista trouxe algumas mudanças para todas as empresas. Com o tempo, todos os profissionais envolvidos saberão as regras, porém não dá para aprender tudo de uma hora para outra. Um sistema de regras de negócio automatizado facilita as alterações que possam ocorrer nas normas vigentes da empresa, tanto interna como externamente.

Modificações como a da reforma trabalhista ou qualquer outra que venha a ocorrer nas áreas contábeis, estruturais, de produção, de vendas, de marketing ou de relacionamento com o cliente ficarão mais rápidas em um software.

5. Melhorar o atendimento ao cliente

A automatização das regras de negócio vai de uma ponta a outra. Se de um lado estão os colaboradores, do outro está o seu cliente. Rapidez nas respostas, vendedores mais seguros e autônomos, informações precisas e dentro das políticas da empresa ajudam a conquistar e fidelizar o consumidor final.

6. Identificar novas oportunidades

É necessário identificar novas oportunidades para a sua empresa. As regras de negócio são um dos caminhos para a inovação. Isso porque os sistemas automatizados fazem uso de um conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema. Eles identificam soluções para uma tomada de decisões que, a princípio, o gestor não conseguiria enxergar sem a forcinha dos algoritmos.

7. Integrar informações

As informações do seu negócio são preciosíssimas. Manter as regras automatizadas é uma forma de preservar a sua cultura organizacional, independentemente de quem esteja à frente dela. A integração dos dados e sistemas também traz fluidez aos seus processos internos e aumenta a produtividade dos setores.

8. Monitorar em tempo real

Chega de esperar por relatórios que são entregues fora do prazo ou trabalhar com dados do semestre passado. A automatização das normas de negócio permite o acesso veloz e instantâneo às regras da sua empresa. O monitoramento pode acontecer em tempo real com resultados confiáveis, seguros e até mesmo à distância, bastando apenas um computador ou dispositivo portátil com acesso à internet.

9. Fazer dinheiro com tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta poderosa para aumentar os ganhos de uma empresa. Apesar do investimento inicial, automatizar as regras de negócio ampliará exponencialmente os lucros da organização. Você atenderá melhor ao seu cliente, dará mais autonomia aos colaboradores, perderá menos tempo nas negociações e terá um diagnóstico real sobre sua organização. A automatização das rotinas, processos e regras fará sua empresa dar um salto na conquista de metas.

O uso de tecnologias específicas para integrar dados e sistemas é uma ótima forma de padronizar o fluxo de trabalho, distribuir tarefas e expandir a empresa. Como você pode perceber, automatizar as regras de negócio é um grande investimento para amadurecimento de uma organização. Assine a newsletter da Bom Controle e conheça soluções de gestão incríveis.Click here to see our sample offer!

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.