Estes são os 5 pré-requisitos para que você comece seu negócio

Felix Schultz
Felix Schultz
Confira 5 pré-requisitos antes de começar seu negócio

Não adianta montar uma startup se nem você estiver acreditando muito na ideia.

Começar seu próprio negócio não é como se você estivesse escalando o Everest. Na verdade, até eu tenho um.

Mas você tem alguns certos requisitos para montar um. Não adianta montar uma startup se nem você estiver acreditando muito na ideia.

Confira as suas 5 necessidades:

1. Desejo

Soa óbvio (e é mesmo), mas você REALMENTE precisa querer começar sua empresa. E pelos motivos corretos.

Saber a razão certa pela qual você quer criar um negócio é importante, pois nem todas as motivações são iguais. Pergunte-se: eu realmente quero começar meu negócio ou eu estou apenas cansado de trabalhar para meu chefe atual? Eu quero ser um empreendedor ou eu só quero fazer meu hobby?

É importante responder isso pois, psicologicamente, se você não tiver a persistência de carregar isso até completar, será um processo muito desgastante. Você precisa de ter a determinação de começar seu negócio pelo seu próprio negócio. Começar um negócio requer determinação e autonomia.

2. Dinheiro

O velho ditado “você precisa de gastar dinheiro para ganhar dinheiro” é verdadeiro. Quase ninguém sabe, quanto dinheiro é necessário para começar um negócio. E prepare-se: vem aí uma GRANDE quantidade de custos.

Tenha o suficiente para que não tenha que viver na rua se seu negócio fracassar ou ir mais devagar do que o esperado.

3. Entender o mercado

Você conhece a noção de Oceano Azul? É quando você entra em um mercado sem NENHUMA competição. O oposto é o Oceano Vermelho, onde competição exagerada faz com que seja mais difícil de ganhar dinheiro.

Mas por mais que você tenha menos competição vendendo órgãos impressos em impressoras 3D do que vendendo calças jeans, é importante ter noção do que você está fazendo – e entender o mercado que você está entrando.

Contudo, com inovação, é capaz que você entre em um mercado que você já domina com algo novo que as pessoas ainda não sabem o que é. E isso é uma combinação interessante.

4 .Personalidade requerida (incluindo as não óbvias)

Que tipo de personalidade você espera de um homem de negócios? Liderança? Tenacidade? Inovação? Ok, mas estas são as óbvias.

É importante também saber lidar com ambiguidade, ser curioso (afinal, a curiosidade ajuda a descobrir novidades e ter novo sucesso) e paciente. E claro: é super importante saber lidar com fracassos e não se apegar a eles (sabendo parar logo).

5. Uma confiança contagiante

Outra coisa que você precisa é ter confiança em seu negócio. Você precisa conseguir inspirar as pessoas ao seu redor para conseguir bons resultados para seu negócio. Seja humano e honesto para poder criar um ambiente de trabalho bacana.

O grande objetivo é fazer os consumidores entenderem a importância do seu trabalho para eles. Esse tipo de confiança contagiante é uma ferramenta muito boa para que você comece seu negócio da maneira mais acelerada e rápida possível, como conta Pedro Waengertner, da aceleradora Ace – a melhor da América Latina, em hangout com o StartSe.

(Fonte Entrepreneur)

Notebook com a tela aberta no teste grátis do software da BomControle.
Felix Schultz

Executivo de Internet com mais de 15 anos de experiência, incluindo a gestão geral das organizações, desenvolvimento de produtos, operações de negócios e estratégia.