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Saiba tudo sobre Margem de Contribuição – O que é e Como calcular

Saiba tudo sobre Margem de Contribuição – O que é e Como calcular

17 minutos Margem de contribuição é um indicador que sinaliza se a receita de uma empresa é suficiente para obter lucro após o pagamento de todas as despesas e custos fixos. É bastante vista no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), pois é um indicador financeiro de extrema importância para analisar a viabilidade econômica do seu negócio. Você pode ler mais sobre DRE no artigo DRE: Sua importância e como calcular. Neste post, vamos abordar tudo o que você precisa entender sobre margem de Continue lendo

eSocial Empresas do Simples Nacional: Entenda como funciona

eSocial Empresas do Simples Nacional: Entenda como funciona

16 minutos O eSocial Simples Nacional é um projeto do Governo aplicado a todas as empresas. Seu objetivo é simplificar os envios de informações e declarações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, através da unificação dessa comunicação. Em 2018, iniciou o cronograma de implementação para o grupo 01, que compreende as empresas com faturamento bruto acima de R$ 78 milhões. Em 2019, chegou a vez das empresas optantes pelo Simples Nacional. Leia o nosso artigo sobre as obrigações acessórias e saiba mais sobre as obrigações das Continue lendo

Contabilidade de Custos: Entenda o que é e como usar na sua empresa

Contabilidade de Custos: Entenda o que é e como usar na sua empresa

22 minutos Contabilidade de custos é uma forma eficaz de analisar todos os gastos de uma empresa, permitindo a identificação de melhorias e a tomada de decisões com base em evidências. Entender o que é a contabilizar os custos e como isso pode impactar a administração da sua empresa é fundamental para que você, gestor, tenha ferramentas e meios adequados para uma uma gestão eficaz e eficiente. Assim como a contabilidade de custos, outra ferramenta essencial para o gerenciamento da sua empresa é o Continue lendo

Tudo o que você precisa saber para organizar o estoque da sua empresa

Tudo o que você precisa saber para organizar o estoque da sua empresa

22 minutos Organizar o estoque é uma das atividades que devem ser feitas para uma gestão de sucesso. Para ter uma empresa, não importa de que segmento, você precisa considerar todos os produtos e insumos que necessita para atender à demanda do mercado e, assim, vender e lucrar. Muitos gestores se preocupam em produzir para ter uma reserva de mercadorias, mas não controlam adequadamente o seu inventário. Dessa forma, não sabem, com certeza, quantas peças de cada tipo possuem, onde estão, quando foram produzidas Continue lendo

Entenda como funciona a Classificação Fiscal de Produtos e Mercadorias

Entenda como funciona a Classificação Fiscal de Produtos e Mercadorias

12 minutos A classificação fiscal de mercadorias é uma exigência legal aplicada a todas as transações comerciais internacionais, e fiscalizada pela Receita Federal. As taxas e impostos aplicados sobre as mercadorias, para importações ou exportações, vão depender da classificação fiscal: ocultar ou errar essa informação pode acarretar em multas pesadas, causando um impacto financeiro negativo na sua empresa. Uma maneira simples e eficaz de sua empresa garantir a correta classificação é manter um sistema completo de cadastro de produtos, associado a um bom gerenciamento Continue lendo

Nota Fiscal de Remessa – como funciona e como emitir

Nota Fiscal de Remessa – como funciona e como emitir

16 minutos Nota fiscal de remessa é um documento obrigatório para o transporte e movimentação de mercadorias que ainda não tenham sido vendidas. Existem muitas situações que exigem o transporte de um produto, sem que isso envolva uma transação comercial. Nestes casos, é exigido uma nota fiscal simplificada, que garanta a procedência daquela mercadoria em caso de uma fiscalização. Na maioria dos casos, a nota fiscal de remessa não sofre incidência de tributos. Apesar de ser um documento de simples preenchimento, é preciso estar Continue lendo

Projeção de vendas – qual a importância no seu negócio e como fazer

Projeção de vendas – qual a importância no seu negócio e como fazer

16 minutos Projeção de vendas, também conhecida por orçamento de vendas ou planejamento de receitas, é a previsão do quanto a empresa pretende vender e, portanto, faturar, em um determinado período. É a projeção de vendas que embasa todo o planejamento da empresa, pois a partir do quanto se pretende receber é possível realizar outras projeções, como gastos, investimentos e novas contratações. Apesar de ser um importante passo no planejamento estratégico da empresa, é bastante comum que se dê mais atenção ao planejamento e Continue lendo

O Market Share das maiores empresas e como calcular o seu

O Market Share das maiores empresas e como calcular o seu

15 minutos Todo empreendedor que quer ver a sua empresa crescer, precisa entender o que é o market share e, assim, adotar as estratégias necessárias para fazê-lo crescer! É preciso saber e entender a posição que você ocupa agora para então criar metas e planejamentos que te levem além. O market share traz o tipo de informação essencial para que você crie planos mais objetivos e efetivos, visando um crescimento consistente. Leia também “Método SMART como estratégia de Vendas” para aprender como valorizar suas Continue lendo

Canais de distribuição: Entenda o que são e como definí-los no seu negócio

Canais de distribuição: Entenda o que são e como definí-los no seu negócio

16 minutos No mundo das vendas, os canais de distribuição do produto são a ponte que conecta o empreendimento ao comprador, garantindo que a mercadoria chegue ao consumidor final. Existem diversos tipos de canais de distribuição e adotar todos eles nem sempre pode ser positivo para sua empresa. Como parte do mercado de vendas, é essencial conhecer as particularidades existentes nos canais de distribuição para descobrir qual deles está alinhado com seu produto e público. Leia também “Funil de vendas e ERP: descubra como Continue lendo

Prevenção de perdas no varejo – como aplicar no seu negócio

Prevenção de perdas no varejo – como aplicar no seu negócio

14 minutos A prevenção de perdas no varejo nem sempre é um fator presente no planejamento de gestores. No entanto, é muito mais fácil prevenir uma perda do que aumentar as vendas, por exemplo. Cada real economizado através da prevenção de perdas no varejo vale a mesma coisa que um real vindo de uma venda. Na verdade, é mais barato, fácil e rápido aumentar o faturamento com a redução das perdas. Leia também “O que é o mapeamento de processos e como aplicá-lo na Continue lendo