Atração de leads: descubra 7 estratégias poderosas

Tempo de leitura: 6 minutos

Para que uma empresa consiga aumentar suas vendas, é fundamental que ela seja capaz de proporcionar uma atração de leads consistente. No entanto, essa tarefa exige algumas práticas que devem ser adotadas para qualificar melhor o fluxo de leads e convertê-los em potenciais clientes.

O lead é um possível cliente que vai consumir os produtos ou serviços de sua marca. Por isso, gerar leads qualificados é um dos pontos de partida para qualquer negócio que busca usar estratégias de Inbound Marketing.

Pensando nisso, preparamos este post para você conferir 7 estratégias poderosas de atração de leads. Continue lendo e aprenda como fazer!

1. Aposte em webinars

Os webinars, palestras ou seminários online são um modelo em grande expansão que gera muita sintonia entre potenciais clientes e a marca, uma vez que se trata do compartilhamento de especialização da empresa com o seu público.

Normalmente, o visitante tem que preencher um cadastro para participar, por isso, essa é uma ótima maneira de gerar leads e criar uma rede qualificada de bons contatos.

Existem várias ferramentas de transmissão desses eventos e o empreendimento pode considerar fazer webinars seriados, que possam ser seguidos pelos consumidores e compartilhados por meio das redes sociais ou outras plataformas.

Chegando ao final de cada palestra, a marca precisa divulgar dados de contato e direcionar o lead para outro conteúdo: site, e-book, entre outros que sejam relacionados a outros ciclos da jornada de consumo.

2. Tenha um infográfico

Os infográficos são altamente compartilhados, simples de compreender e atrativos aos olhos do cliente. Com imagens e dados importantes, esse é um formato interessante para atrair a atenção das pessoas e levá-las a procurar mais informações no seu site.

Assim, eles devem ser bem criativos — mesmo nas áreas que sejam mais formais — e ter um design satisfatório ao negócio e identidade visual da campanha ou da marca.

Além disso, não se esqueça de posicionar bem o logo da marca no infográfico e ter um link para o site do empreendimento ou outro conteúdo oferecido por ela.

3. Disponibilize e-books

É um modelo utilizado mais em negócios no modelo B2B (Business to Business), porém, pode ser uma alternativa em estratégias para gerar leads de B2C (Business to Commerce) também.

O e-book apresenta um conteúdo mais profundo sobre um assunto ligado ao segmento da marca, demonstrando a especialidade do empreendimento, percepção de valor e credibilidade.

Por ser acessível para download em uma landing page, por meio de preenchimento de cadastro, o e-book fica como um dos formatos mais eficazes para a atração de leads.

4. Reveja seus CTAs

É muito importante não subestimar o Call to Action (CTA).

Todo conteúdo que for criado e disponibilizado pelo seu empreendimento precisa ser pensado dentro de estratégias que consigam atrair consumidores e os direcionem no processo decisório. Dessa forma, o CTA é fundamental para levar um visitante a se tornar um lead (fornecendo dados de contato, por meio de formulário ou outro) e deve ser pertinente ao conteúdo, conduzindo os usuários.

Por exemplo: em uma postagem de blog o CTA pode sinalizar para usuário a ler outros conteúdos que tenham alguma relação com ela. Em um site, para assinar a newsletter. Em uma landing page, para preencher o cadastro e ter acesso a um e-book, entre várias opções.

5. Ofereça informações otimizadas para a atração de leads

Supondo que você já compreenda a importância do conteúdo para a geração de leads, a dica aqui é apresentar informações que sejam relevantes para os usuários, e não propaganda sobre o seu produto/serviço.

Se a marca conhece bem o perfil do cliente ideal, é possível saber quais são as dores e desejos desse público, além de poder criar um conteúdo educativo para eles e que tenha qualidade para a captura de novos leads.

Assim, evite ao máximo citar suas ofertas nessa ocasião. A maior parte desses usuários acabam de tomar conhecimento de seus problemas e nunca ouviram falar da sua marca. Ou seja, oferecer uma solução de imediato vai acabar os afastando.

Na etapa de conhecimento é importante dar conselhos, dicas e prestar assistência ao usuário. Isso é nutrir um lead, oportunizando, ao máximo, informações para que eles despertem o interesse sobre um determinado assunto.

Certamente, você não encontrará essas pessoas casualmente na internet. Vai ser preciso procurá-las e, atualmente, já é possível encontrar variadas ferramentas e recursos para esse fim. Inspecionar as mídias sociais e elaborar alertas para palavras-chave da sua área é um bom caminho.

Um outro percurso para achar pessoas interessadas em algum assunto é o Google. Neste caso, em vez de encontrá-las, serão elas que vão ir em busca da sua marca. Por essa razão, o seu conteúdo precisa demonstrar relevância para o buscador. A melhor forma de fazer isso é por meio da otimização de site.

6. Faça testes A/B

Testes A/B são avaliações que fazem comparações entre variáveis de marketing, com o foco em determinar qual oscilação cria as melhores respostas. Por exemplo, você pode fazer o teste de dois formatos de landing page para estabelecer qual gera a maior taxa de conversão.

Para fazer um teste A/B da cor de um botão de Call to Action, por exemplo, você precisa optar por duas variações, como vermelho ou azul, e designar qual delas é melhor de acordo com suas metas.

Esses testes acabam com a necessidade de fazer suposições e viabilizam que você tome decisões fundamentadas em números, o que ameniza as chances das suas decisões resultarem em falhas futuras.

7. Deixe seus leads sempre bem informados

Essa é a forma mais simples, mas uma das mais importantes para alcançar a desejada conversão de clientes. Então, procure manter contato com seus leads, por e-mail, por exemplo, informando-os sobre novidades do mercado, conteúdos, novos serviços, promoções, descontos e até novas soluções que vocês encontraram. Com esse processo, você vai conseguir manter o lead educado.

A atração de leads é, enfim, um processo fundamental para que seu negócio continue crescendo de maneira sustentável. Para atingir esse objetivo, lembre-se de manter as equipes de marketing e vendas alinhadas e próximas, assegurando que a primeira gere leads de qualidade e que a segunda saiba aproveitá-los de maneira adequada.

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