Atração de leads: descubra 7 estratégias poderosas

Tempo de leitura: 6 minutos

Para que uma empresa consiga aumentar suas vendas, é fundamental que ela seja capaz de proporcionar uma atração de leads consistente. No entanto, essa tarefa exige algumas práticas que devem ser adotadas para qualificar melhor o fluxo de leads e convertê-los em potenciais clientes.

O lead é um possível cliente que vai consumir os produtos ou serviços de sua marca. Por isso, gerar leads qualificados é um dos pontos de partida para qualquer negócio que busca usar estratégias de Inbound Marketing.

Pensando nisso, preparamos este post para você conferir 7 estratégias poderosas de atração de leads. Continue lendo e aprenda como fazer!

1. Aposte em webinars

Click here to see our sample offer!

Os webinars, palestras ou seminários online são um modelo em grande expansão que gera muita sintonia entre potenciais clientes e a marca, uma vez que se trata do compartilhamento de especialização da empresa com o seu público.

Normalmente, o visitante tem que preencher um cadastro para participar, por isso, essa é uma ótima maneira de gerar leads e criar uma rede qualificada de bons contatos.

Existem várias ferramentas de transmissão desses eventos e o empreendimento pode considerar fazer webinars seriados, que possam ser seguidos pelos consumidores e compartilhados por meio das redes sociais ou outras plataformas.

Chegando ao final de cada palestra, a marca precisa divulgar dados de contato e direcionar o lead para outro conteúdo: site, e-book, entre outros que sejam relacionados a outros ciclos da jornada de consumo.

2. Tenha um infográfico

Os infográficos são altamente compartilhados, simples de compreender e atrativos aos olhos do cliente. Com imagens e dados importantes, esse é um formato interessante para atrair a atenção das pessoas e levá-las a procurar mais informações no seu site.

Assim, eles devem ser bem criativos — mesmo nas áreas que sejam mais formais — e ter um design satisfatório ao negócio e identidade visual da campanha ou da marca.

Além disso, não se esqueça de posicionar bem o logo da marca no infográfico e ter um link para o site do empreendimento ou outro conteúdo oferecido por ela.

3. Disponibilize e-books

É um modelo utilizado mais em negócios no modelo B2B (Business to Business), porém, pode ser uma alternativa em estratégias para gerar leads de B2C (Business to Commerce) também.

O e-book apresenta um conteúdo mais profundo sobre um assunto ligado ao segmento da marca, demonstrando a especialidade do empreendimento, percepção de valor e credibilidade.

Por ser acessível para download em uma landing page, por meio de preenchimento de cadastro, o e-book fica como um dos formatos mais eficazes para a atração de leads.

4. Reveja seus CTAs

É muito importante não subestimar o Call to Action (CTA).

Todo conteúdo que for criado e disponibilizado pelo seu empreendimento precisa ser pensado dentro de estratégias que consigam atrair consumidores e os direcionem no processo decisório. Dessa forma, o CTA é fundamental para levar um visitante a se tornar um lead (fornecendo dados de contato, por meio de formulário ou outro) e deve ser pertinente ao conteúdo, conduzindo os usuários.

Por exemplo: em uma postagem de blog o CTA pode sinalizar para usuário a ler outros conteúdos que tenham alguma relação com ela. Em um site, para assinar a newsletter. Em uma landing page, para preencher o cadastro e ter acesso a um e-book, entre várias opções.

5. Ofereça informações otimizadas para a atração de leads

Supondo que você já compreenda a importância do conteúdo para a geração de leads, a dica aqui é apresentar informações que sejam relevantes para os usuários, e não propaganda sobre o seu produto/serviço.

Se a marca conhece bem o perfil do cliente ideal, é possível saber quais são as dores e desejos desse público, além de poder criar um conteúdo educativo para eles e que tenha qualidade para a captura de novos leads.

Assim, evite ao máximo citar suas ofertas nessa ocasião. A maior parte desses usuários acabam de tomar conhecimento de seus problemas e nunca ouviram falar da sua marca. Ou seja, oferecer uma solução de imediato vai acabar os afastando.

Na etapa de conhecimento é importante dar conselhos, dicas e prestar assistência ao usuário. Isso é nutrir um lead, oportunizando, ao máximo, informações para que eles despertem o interesse sobre um determinado assunto.

Certamente, você não encontrará essas pessoas casualmente na internet. Vai ser preciso procurá-las e, atualmente, já é possível encontrar variadas ferramentas e recursos para esse fim. Inspecionar as mídias sociais e elaborar alertas para palavras-chave da sua área é um bom caminho.

Um outro percurso para achar pessoas interessadas em algum assunto é o Google. Neste caso, em vez de encontrá-las, serão elas que vão ir em busca da sua marca. Por essa razão, o seu conteúdo precisa demonstrar relevância para o buscador. A melhor forma de fazer isso é por meio da otimização de site.

6. Faça testes A/B

Testes A/B são avaliações que fazem comparações entre variáveis de marketing, com o foco em determinar qual oscilação cria as melhores respostas. Por exemplo, você pode fazer o teste de dois formatos de landing page para estabelecer qual gera a maior taxa de conversão.

Para fazer um teste A/B da cor de um botão de Call to Action, por exemplo, você precisa optar por duas variações, como vermelho ou azul, e designar qual delas é melhor de acordo com suas metas.

Esses testes acabam com a necessidade de fazer suposições e viabilizam que você tome decisões fundamentadas em números, o que ameniza as chances das suas decisões resultarem em falhas futuras.

7. Deixe seus leads sempre bem informados

Essa é a forma mais simples, mas uma das mais importantes para alcançar a desejada conversão de clientes. Então, procure manter contato com seus leads, por e-mail, por exemplo, informando-os sobre novidades do mercado, conteúdos, novos serviços, promoções, descontos e até novas soluções que vocês encontraram. Com esse processo, você vai conseguir manter o lead educado.

A atração de leads é, enfim, um processo fundamental para que seu negócio continue crescendo de maneira sustentável. Para atingir esse objetivo, lembre-se de manter as equipes de marketing e vendas alinhadas e próximas, assegurando que a primeira gere leads de qualidade e que a segunda saiba aproveitá-los de maneira adequada.

E aí, essas dicas vão ser úteis ao seu negócio? Para receber outros conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de entrada, assine nossa newsletter!

Click here to see our sample offer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.