5 razões para dar mais atenção aos softwares integrados para comércio

Tempo de leitura: 6 minutos

Os últimos anos não foram fáceis para os comerciantes, especialmente porque eles foram os primeiros a sentir os impactos da crise que se instalou no Brasil. No entanto, felizmente, a situação tem começado a mudar. Agora é tempo de recuperação econômica, e para recomeçar com o pé direito, nada melhor do que contar com os softwares integrados para comércio.

Essa é uma ferramenta poderosa de planejamento e organização para varejo, atacado, e-commerce e franchising. Um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) é capaz de integrar todos os dados da empresa em um único lugar, com acesso simplificado, rápido e on-line.

Muitas vezes, microempresários acham que somente grandes corporações precisam de softwares integrados para comércio. Se você também pensa assim, leia este artigo e veja 5 razões essenciais que vão convencê-lo a dar mais atenção a essa ferramenta a fim de melhorar os resultados das suas vendas. Continue a leitura e confira!

Quantas atividades você faz no seu negócio?

É fato que o planejamento e a organização são os principais pilares das empresas de sucesso. Porém, quem tem uma loja, uma padaria ou um lava-jato, por exemplo, sabe que é muito difícil ter controle sobre todos os setores.

Em parte, isso acontece porque, graças à alta carga de impostos, muitos comerciantes precisam trabalhar com um quadro de funcionários mais enxuto e desempenhar diversas funções no próprio estabelecimento.

Outro problema enfrentado pelo comércio é a falta de mão de obra especializada. A grande maioria dos profissionais qualificados acaba sendo absorvida pela indústria, que paga melhores salários.

O resultado é que o empresário precisa treinar sua equipe e fazer malabarismos para fechar o mês no azul. Não raramente, é o comerciante que faz contato com fornecedores, relaciona-se com clientes, analisa a concorrência e ainda busca tempo para pensar em estratégias para se sobressair em um mercado altamente competitivo. Por isso, reforçamos: não é nada fácil!

Com tantas funções, muitos deles acabam relaxando em alguns aspectos, e torna-se comum ter estoques inconstantes, relatórios desatualizados, pagamentos atrasados e outros detalhes que atrapalham o faturamento do negócio.

Como facilitar sua gestão empresarial?

Click here to see our sample offer!

Se você parar para analisar o que precisa mudar a fim de que os lucros aumentem, certamente identificará que os impasses têm origem na organização da rotina administrativa. Essa situação está diretamente relacionada à falta de controle sobre compras, estoque, vendas, contas a pagar e a receber, reclamações dos clientes etc.

Para dar uma guinada no negócio, inicialmente, você não precisa contratar mais gente ou desistir de tudo o que conquistou até agora. Uma boa forma de reverter as dificuldades é implantar um sistema de ERP.

Como os softwares integrados para comércio podem ajudar?

Um software de ERP é um sistema que integra vários setores do seu comércio. Por exemplo, você tem uma loja virtual. Ela obviamente funciona 24 horas por dia e precisa ter um estoque para atender a demanda. Nesse sentido, é crucial que suas vendas estejam ligadas ao estoque para que você não comercialize aquilo que não possui. Mas, essa é apenas uma de várias vantagens. A seguir, acompanhe algumas outras!

1. Acaba com a falta de controle de caixa

A falta de supervisão do fluxo de caixa atrapalha bastante o comércio. Aquele boleto que venceu em uma sexta-feira e você não teve como quitar, vai custar juros que poderiam ter sido evitados caso sua empresa tivesse um caixa integrado com a conciliação bancária do extrato da sua conta.

Imagine poder contar com um módulo financeiro que lhe dá acesso rápido às rotinas do dia a dia, para pagar e receber títulos em aberto, conciliar contas, analisar fluxo de caixa, acessar todos as movimentações? Você acabará com a falta de controle de caixa!

2. Dá fim à dor de cabeça do fechamento de mês

Com uma certa frequência, no final do período, muitos comerciantes fazem serão para fechar o mês. Além de desgastante, isso custa caro por conta do pagamento de horas extras para colaboradores que precisam ficar até mais tarde para contar estoque, fechar vendas, processar trocas etc. É estressante e a equipe já começa o mês seguinte cansada.

Com o uso de softwares integrados para comércio, o gestor tem relatórios atualizados e todas as informações disponíveis remotamente. É a tranquilidade de fechar o mês com segurança nos dados e confiabilidade nos processos.

3. Facilita a realização de cobranças

Um sistema ERP também controla a emissão de notas fiscais eletrônicas e a geração de documento fiscal, integrando-os a pedidos e pagamentos. Assim, fica muito mais fácil identificar quem pagou e quem ainda não liquidou os seus débitos.

Isso oferece mais segurança para realizar cobranças e maior tranquilidade nas transações financeiras, pois tudo é automatizado. Portanto, você não precisa ficar dando baixas; basta consultar as situações de cada caso e tomar as melhores decisões administrativas.

4. Fornece maior atenção ao cliente

Já passou o tempo que somente um bom marketing era suficiente para manter os clientes satisfeitos. Hoje em dia, a experiência real diante do produto ou serviço é que dita as regras. Logo, não adianta maquiar por fora. O que vale é a forma como seu consumidor é atendido e como ele se sente em relação a isso.

Por isso, é essencial que o comércio tenha um sistema ERP que integre também uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente. Um módulo no qual você pode conferir todas as informações dos clientes e, a partir disso, realizar as melhores abordagens para fidelizá-los.

5. Melhora a qualidade do seu negócio

Estar sempre atualizado com as coleções de moda, por exemplo, agrega bastante valor à sua loja de roupas. Da mesma forma, ter produtos dentro da validade é requisito fundamental para quem tem mercado, restaurante ou salão de beleza. Mas, como fazer isso se você não tem nenhum sistema que ajude a gerir o estoque?

Saber tudo o que seu comércio possui é uma das ferramentas mais eficientes de gestão. Por isso, existem módulos de softwares integrados para comércio que controlam prazos de validade, entrada e saída de produtos, transferências, trocas, entre outras funcionalidades, visando auxiliar você a aumentar o nível de qualidade do seu negócio.

Nesse sentido, torna-se evidente que é necessário dar fim à cadeia de erros sistemáticos que fazem com que muitos comércios apenas sobrevivam sem dar um faturamento expressivo para os empresários. O primeiro passo para atingir esse objetivo é justamente adotar um dos softwares integrados para comércio.

Gostou deste conteúdo? Aproveite que está por aqui e tire suas dúvidas sobre projeto de implantação de sistema ERP!

Click here to see our sample offer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.